• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/05/2018
Fotos

Escola da rede vira ponto de coleta de óleo de cozinha

O material é recolhido pelo projeto Renove que realiza o descarte corretamente

Mudança de hábito. Esse foi o resultado da parceria entre a escola Professor Tochichico Yochicava, em Suzano, com o projeto Renove, que conscientiza à população quanto ao descarte de óleo de cozinha.

Desde 2012, a unidade de ensino recebeu um convite da ong para participar do projeto, cujo o foco é a preservação Bacia do Rio Tietê e evitar o descarte incorreto do óleo. “A partir daí, dizemos campanha com a comunidade, com os alunos, professores, funcionários, de orientação e conscientização do descarte correto do óleo”, explica a diretora da escola, Elisabete Pereira.

“Minha mãe junta o óleo em 10 garrafas pet e coloca no ecoposto da escola”, explica Julia de Medeiros, de 11 anos.

O projeto foi aprovado também pela aluna Leticia de Aquino Costa, de 12 anos.“Eu acho muito importante, porque é uma forma que você não vai jogar no ralo e se jogar você vai poluir muitas coisas. Isso não deve ser feito”, disse.

Os moradores da região criaram o hábito de entregar o produto na unidade.  “A comunidade procura a nossa escola para fazer esse depósito do seu óleo no ecoposto, porque sabe que a escola é uma unidade idônea, que está preocupada com o meio ambiente”, explica Elisabete Pereira.

O aluno Gabriel Henrique Alves de Lima já mudou o seu comportamento fora da escola. Hoje ele tem outras atitudes que podem fazer a diferença na luta pela preservação ambiental. “Eu tento não jogar papel de bala no chão, alguma coisa que eu derrubo eu pego. Eu quando vejo outra pessoa, eu até falo com ela”, completa.

Serviço
Posto de coleta de óleo – E.E. Professor Tochichico Yochicava
Endereço: Rua Fernando Antônio Renzi, 221, Miguel Badra, Suzano