
A Escola Estadual João Cursino, em São José dos Campos, organizou no último sábado (27), a 3ª edição da Mostra de Barcos a Vapor (MOBVAP) e da Mostra de Barcos Tecnológicos (MOBTEC). A edição da mostra trouxe trabalhos desenvolvidos por 160 alunos e 32 professores de 24 escolas estaduais do Vale do Paraíba.
Ambas as mostras foram idealizadas pelo professor doutor Enrique Klai de França, que atua no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) de São José dos Campos, que funciona na mesma unidade.
Além da competição dos barcos a vapor e dos barcos tecnológicos movidos por diferentes sistemas de propulsão, foram apresentados protótipos criados pelos alunos e desenvolvidos com materiais recicláveis, eletrônica acessível e impressão 3D, em atividades que dialogam com inovação, cultura oceânica e sustentabilidade.
“Nosso objetivo com a MOBVAP e a MOBTEC é despertar nos estudantes o interesse pela ciência e pela tecnologia de forma prática, criativa e sustentável. A cada ano, o evento cresce, mobiliza mais escolas e mostra que a educação pode ser transformadora quando conecta teoria e prática”, afirma o professor Enrique.
As mostras na escola contou com o apoio da Unidade Regional de Ensino (URE) de São José dos Campos, Universidade Paulista (UNIP EaD) – polos Aquarius, de São José dos Campos, e da Baixada Santista — da Escola Estadual João Cursino e da Marinha do Brasil, que apoia institucionalmente o projeto.

Centro de Inovação da Educação Básica
O CIEBP tem o objetivo de desenvolver, avaliar e disseminar novas metodologias, práticas e tecnologias que possam ser replicadas e que atendam aos desafios da educação contemporânea. Em todo o estado, são 18 unidades abertas aos professores e alunos da rede pública paulista.