• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/12/2018
Foto Divulgação
Ensino Fundamental

Escola de São José do Rio Preto possui sua própria estação meteorológica

Temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar são algumas das medições feitas pelos próprios alunos

Com a chegada do calor, muita gente se pergunta qual será a temperatura máxima do dia. Ou ainda, qual será a umidade do ar nos dias mais quentes. Dúvidas como essas podem ser respondidas com facilidade pelos alunos da E.E. Oscar de Barros Serra Doria, em São José do Rio Preto.

Um projeto bastante inovador implementado na escola envolveu os estudantes e professores com o universo da meteorologia. Com a instalação de uma estação meteorológica dentro da unidade, eles passaram a operar o sistema e medir temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.

“Conseguimos verificar a situação do tempo online. O mais importante para nós, aqui, é a umidade do ar. Como o clima na cidade é bem quente, a umidade em determinadas épocas do ano é muito baixa”, explica Eliani Marques Rocha, professora coordenadora da unidade.

Segundo ela, essa medição é fundamental para previr doenças respiratórias. O dispositivo, ainda, é bastante inovador para a município. Enquanto o sistema da cidade atualiza a cada hora as informações sobre a situação climática na região, ele faz a medição a cada três minutos.

Através do projeto “Clima Escola”, cerca de 400 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio aprendem de perto sobre diferentes assuntos da meteorologia. A ideia é que essas informações coletadas sejam discutidas dentro da sala de aula.

Desde a sua implementação, os estudantes passaram a se engajar mais nas teorias ensinadas na disciplina de Geografia. “Algumas curiosidades foram solucionadas pelos professores”, avalia Milena dos Santos Silva, presidente do Grêmio Estudantil.

Para ter acesso aos dados coletados pelo sistema, os alunos podem acompanhar pelo próprio celular. Basta entrar no site do projeto e procurar pela unidade.