• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/02/2015
Escola da Família

Em 2015, Escolas da Família têm a missão de espalhar gosto pela leitura na comunidade

Atividades de incentivo aos livros serão prioritárias nas 2,3 mil unidades participantes

O programa Escola da Família, que retornou às atividades em todo o Estado no último final de semana, tem uma nova missão em 2015: espalhar o gosto pela leitura na comunidade.

Atualmente, mais de 2,3 mil unidades oferecem, todos os sábados e domingos, opções gratuitas de lazer, esporte e serviço voltados aos alunos, pais e vizinhos escolares. Em 2015, para focar no incentivo ao hábito de ler, a Educação sugere uma programação diferente que inclui o “cantinho do livro” e exposições.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante o mês de férias, as equipes de cada escola traçaram atividades. Entre as sugestões propostas pela Educação estão rodas de contação de história, saraus, encontros com escritores, produção de textos, teatro e até eventos com clássicos da literatura infantil.

No “cantinho do livro”, o público terá acesso livre a revistas, jornais e todo tipo de material literário. O espaço também será usado com palco para os eventos. Para isso, voluntários e coordenadores do Escola da Família têm a missão de decorar esses ambientes com pufes e almofadas e, assim, incentivar o momento de leitura.

Uma pesquisa feita com alunos do Ensino Fundamental da rede estadual sobre os gostos literários revelou que o gênero “aventura” é o favorito de meninas e meninos, seguido de perto por “terror” e “comédia”. Com esses dados em mãos, a ideia da Educação é ampliar esse bom hábito também para as famílias.

No Escola da Família, as ações são desenvolvidas por educadores, pelos mais de 11 mil voluntários cadastrados no programa e também pelos frequentadores dos espaços.