terça-feira, 09/04/2013
Sociedade

Escolas da rede estadual promovem dia de autoavaliação nesta quarta-feira (10)

Iniciativa incentiva unidades a traçarem planos e e prioridades para ações ao longo do ano

Acontece nesta quarta-feira (10) em todas as escolas da rede estadual o “Dia D mobilização nas escolas”. O objetivo da iniciativa é realizar uma autoavaliação na unidade com o intuito de detectar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar e, com isso, traçar novos planos e prioridades.

Os temas discutidos pela equipe gestora, professores, funcionários, representantes da comunidade e dos alunos são: gestão pedagógica, gestão dos recursos humanos, gestão participativa, gestão dos recursos físicos e financeiros e gestão de resultados educacionais do ensino e da aprendizagem.

“A reflexão é importante para que a gestão possa potencializar o que a escola tem de positivo e direcionar ações com o intuito de trabalhar fragilidades detectadas”, afirma a diretora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Centro Oeste, Jane Adami.

Com o intuito de reforçar o tema e divulgar ações coordenadas de autoavaliação institucional do dia “D”, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) transmite a videoconferência voltada para dirigentes, supervisores e diretores. Na ocasião, também será lançado oficialmente o Prêmio Gestão Escolar 2013. A transmissão acontece às 9h e poderá ser acompanhada pelo site da Rede do Saber.

Prêmio de Gestão Escolar

Além de mobilizar as escolas, o Dia D tem o objetivo de incentivar a participação das escolas no Prêmio de Gestão Escolar. As inscrições para a premiação estão abertas até 1º de maio e podem ser efetuadas na página do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed),órgão que realiza o concurso.

Trata-se de um incentivo à cultura de planejamento e autoavaliação nas unidades de ensino, em todas as dimensões do cotidiano escolar, abrangendo desde a gestão dos processos pedagógicos, dos resultados educacionais obtidos pelos estudantes, da participação e do atendimento à comunidade, das pessoas que compõem a equipe escolar, dos recursos financeiros, até os bens patrimoniais.