• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/06/2020
Boas Práticas

Escolas estaduais organizam reuniões virtuais com pais e responsáveis

Unidades utilizaram aplicativos para transmitir informações durante o isolamento social

As aulas presenciais da rede estadual seguem suspensas devido a pandemia gerada pelo coronavírus (Covid-19), mas escolas e gestores têm encontrado meios de se manterem em contato com toda a comunidade escolar. Nas últimas semanas unidades realizaram reuniões virtuais com pais e responsáveis com auxílio de aplicativos, programas e redes sociais.

Na escola estadual Mozart Tavares de Lima, na capital, a reunião ocorreu por WhatsApp. O diretor da unidade, Aparecido Denilson Pereira, enviou áudio com orientações sobre as aulas remotas. Também foi disponibilizada uma apresentação com orientações e as principais medidas adotadas durante a pandemia. O canal está disponível para os responsáveis enviarem e esclarecerem dúvidas. “Sei que essa maneira foge aos padrões que estamos acostumados, mas é algo necessário diante do distanciamento social imposto pela pandemia” declarou o diretor na abertura da reunião.

A escola estadual Professor José Claret Dionísio, em Hortolândia, utilizou o mesmo método e contou com a participação da maioria dos responsáveis pelos alunos. “Muito bom contar com mais este auxílio para melhorar o aprendizado de minha filha e por ajudá-la a se desenvolver didaticamente”, disse Valdirene Proieti Abate Aguiar, mãe de uma aluna do 6º ano da unidade.

Em Indaiatuba, a escola estadual São Nicolau de Flüe realizou a reunião dividida por séries pelo aplicativo Zoom, que permite videoconferência com múltiplas pessoas simultaneamente. “Tivemos resultados significativos com a participação das famílias e aproveitamos a oportunidade para orientar sobre as atividades não presenciais, merenda em casa, aplicativo do CMSP e materiais impressos. Com isso esperamos conseguir uma maior adesão de estudantes”, afirmou o dirigente regional de ensino Edivilson Rafaeta.

Centro de Mídias

Para os alunos continuarem as aulas durante o isolamento provocado pelo coronavírus (Covid-19) a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) desenvolveu um aplicativo para aulas online, o Centro de Mídias de São Paulo (CMSP). Por meio da plataforma, é possível assistir e participar de aulas, ao vivo, e com interação, com professores da rede estadual e outros especialistas, além de outras programações de educação, cultura e entretenimento com conteúdos desenvolvidos pela Secretaria de Educação e também cedidos por instituições parceiras, pelo celular ou pela TV.