• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/04/2012
Últimas Notícias

Estagiários do Acessa Escola colocam em prática lições do curso de segurança na web

Oito mil jovens que participam do programa terão aulas para ajudar colegas na hora de navegar pela internet Cerca de 1,3 milhões de alunos têm acesso à internet nas salas […]

Oito mil jovens que participam do programa terão aulas para ajudar colegas na hora de navegar pela internet

Cerca de 1,3 milhões de alunos têm acesso à internet nas salas do programa Acessa Escola, uma das maiores ações de inclusão digital do Estado. Nas 3,4 mil salas da iniciativa, espalhadas pelas escolas estaduais de São Paulo, os estudantes têm liberdade para realizar pesquisas, fazer trabalhos escolares e, até mesmo, acessar seus emails e redes sociais.

Toda a tecnologia oferecida aos alunos, no entanto, não traria experiências positivas se não existisse também muita informação. “Nós já passamos da fase de inclusão digital pura e simples”, declara Alfredo Giorgi, membro da equipe que coordena o programa Acessa Escola. A afirmação explica uma das razões para a integração do curso “Internet Segura – Bom para Você” ao programa. Com a novidade, cerca de oito mil estagiários do Acessa Escola aprenderão mais sobre navegação segura e poderão, assim, ajudar seus colegas a proteger suas vidas virtuais.

“Nós estamos passando uma fase que é extremamente importante. Não basta apenas ensinar a usar o computador, mas é preciso ensinar como usar o computador de forma eficiente, adequada e, principalmente, segura”, explica Giorgi. O curso, que agora será oferecido para os estagiários, é ministrado inteiramente a distância pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) e aborda questões como o cuidado com senhas e uso seguro da rede. A mesma ação foi realizada com sete mil professores.

Novidade bem aceita

A chegada do curso foi bem aceita pelos estagiários da escola estadual Anhanguera, na zona oeste da capital. De acordo com os jovens, que também cursam o Ensino Médio na instituição, aprender mais sobre segurança na internet facilitará o trabalho com os colegas. “O projeto ajuda muito na manutenção da infraestrutura, pois se o aluno tem um cuidado maior com o computador para não deixar entrar vírus, isso já torna o nosso trabalho mais fácil”, comenta Gustavo Henrique da Silva, estagiário do programa.

“Sempre temos algo a mais para aprender. Eu tenho certeza que fazendo esse curso, eu poderei orientar da melhor maneira os alunos que me perguntarem sobre o tema”, afirma Mayara Franco, que também estagia na sala do Acessa Escola na unidade.