• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/08/2025
Notícia

Estudante de Piraju vence concurso de redação e viaja a Brasília para o programa Jovem Senador

Maria Carolina Bueno Carriel é a primeira pessoa de sua família a viajar de avião; esta é a segunda vez que a EE Coronel Nhonhô Braga tem uma aluna no programa

A estudante Maria Carolina Bueno Carriel, de 17 anos de idade, matriculada na 3a. série do Ensino Médio Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga, em Piraju, embarca no próximo sábado (16) para Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre 18 e 22 de agosto. Medalhista de ouro na etapa estadual do programa Jovem Senador, ela representará São Paulo no encontro nacional que simula a atuação parlamentar no Senado.

O tema da redação vencedora foi “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”. No texto, Maria Carolina se inspirou no geógrafo Milton Santos e no líder indígena Ailton Krenak para propor a “globalização do pensamento indígena” como forma de reduzir impactos ambientais por meio da educação e de mudanças nos padrões de consumo.

“O intuito, com a minha redação, é reduzir os impactos da ação humana no planeta, por meio da alteração gradual dos padrões de consumo, que se fazem exacerbados, frequentemente, devido a percepções errôneas sobre riqueza e bem-estar, por exemplo”, afirma a aluna.

Esta é a primeira vez que a estudante viaja de avião. Também é a primeira pessoa de sua família a ter essa experiência de embarcar em um avião e avisa o que espera da Semana de Vivência Legislativa. “Quero aproveitar essa oportunidade da melhor forma, conhecer culturas de todo o Brasil e elaborar um projeto de lei real a partir de uma ideia minha”.

A adolescente diz que sua proposta pode ser implantada na sua cidade e também nacionalmente porque “uma vez que a solução proposta de globalizar o pensamento indígena quanto à sua conexão profunda e respeitosa com a natureza depende, e muito, da educação, que deve sustentar as gerações presentes e vindouras, e, também, do empenho da comunidade”.

No ano passado, Maria Carolina ficou em terceiro lugar no mesmo concurso. Em 2023, outra aluna da escola, Letícia Bergamini Ribeiro, hoje estudante de medicina na USP (Universidade de São Paulo) no campus de Bauru, representou São Paulo no parlamento. “Foi uma experiência que me fez enxergar a política de modo diferente e entender os trâmites para criar ou aprimorar uma lei”, afirmou Letícia, que foi aprovada em medicina por meio do Provão Paulista Seriado, iniciativa do Governo de São Paulo que garante 15 mil vagas nas universidades e faculdades públicas paulistas.

Foi pela conquista de Letícia, inclusive, que Maria Carolina soube e quis participar do programa. “Fiquei sabendo do programa desde quando ingressei na instituição, em 2023. Considero a Letícia uma grande inspiração. Meu maior plano é me formar na escola e ingressar na Universidade de São Paulo cursando medicina, para me tornar endocrinologista”, diz a jovem senadora de 2025. 

Para a coordenadora da Unidade Regional de Ensino de Piraju, Elaine Nocera Kaizer, a conquista reforça o papel da escola. “É a segunda vez que o Nhonhô Braga tem uma aluna selecionada. Isso mostra o comprometimento dos estudantes e da equipe escolar”, disse.

Neste ano, além de Maria Carolina, medalhista de ouro, são medalha de prata e bronze na etapa estadual as alunas Suyane Dantas Vieira, da Escola Estadual Escola Estadual Professor Paulo Octávio de Azevedo, localizada na capital paulista, e Maria Eduarda Caetano, da Escola Estadual Alfredo Westin Júnior, de Presidente Bernardes.