sexta-feira, 23/11/2012
Idesp

Estudante, fique ligado! Faltam 5 dias para o Saresp 2012!

Na próxima semana, dias 27 e 28 de novembro, alunos da rede estadual, municipal e particular do Estado de São Paulo irão realizar a prova do Saresp. O objetivo da […]

20120925_headers_template_saresp_620

Na próxima semana, dias 27 e 28 de novembro, alunos da rede estadual, municipal e particular do Estado de São Paulo irão realizar a prova do Saresp. O objetivo da avaliação é fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino, com o intuito de orientar os gestores da Educação no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Conheça a página da Secretaria da Educação no Facebook

Saiba mais sobre o exame

A avaliação é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem ao exame.

O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e de ciências da natureza (biologia, física e química) para alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Dúvidas sobre o Saresp 2012? Confira aqui informações sobre a prova

Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de língua portuguesa e matemática serão predominantemente abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.

Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.

Já sabe quanto tempo terá para fazer a prova do Saresp e o que levar no dia? Confira aqui!

Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de duas horas e máxima de três horas.

Saresp

O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A partir dos resultados, a Secretaria calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.