• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/11/2016
Ensino Fundamental

Estudantes da rede contam como foi o segundo dia de provas do Saresp

Avaliação serve para a Educação identificar habilidades e competências dos alunos

Aconteceu nesta quarta-feira (30), o último dia de provas do Saresp, avaliação que tem o objetivo de identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa e a eficiência do currículo adotado em São Paulo. Hoje, os alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental fizeram as provas Matemática. Já para os estudantes do 7º e 9º anos do Fundamental e também da 3ª série do Ensino Médio, a prova foi de Língua Portuguesa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Alunos do Ensino Fundamental da E.E. Doutor Luis Arrobas Martins, em São Paulo, contaram como foi o último dia da maior avaliação do Estado. “A prova foi muito legal, caíram muitas continhas de mais e menos. Achei bem fácil”, contou o estudante Guilherme Nascimento Costa

Para o aluno Miguel Fernandes Bueno Siqueira, a avaliação foi tranquila. “A prova de hoje foi muito mais fácil do que a de ontem. Eu gosto mais de matemática do que de português”, afirmou.

A opinião foi compartilhada pela pequena Isabela Ribeiro Batista. “Apesar de eu ser melhor em português, a prova de matemática foi muito mais fácil. Eu sabia todas as respostas”, destacou.

O primeiro dia da avaliação aconteceu na última terça-feira (29). Na ocasião, os alunos que estão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental fizeram as provas de Língua Portuguesa. Já para os alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio as provas foram de Matemática.

Clique aqui e veja como foi o primeiro dia do Saresp

Quem faz o Saresp?

Participam do Saresp alunos da rede estadual de todas as regiões paulistas matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e na 3ª série do Médio. As provas da maior avaliação do Estado de São Paulo foram elaboradas tendo por base as orientações do documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”.

Os testes, direcionados aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, contêm oito questões dissertativas e cinco de múltipla escolha de Língua Portuguesa. Em Matemática, são 13 dissertativas e cinco de múltipla escola. Os outros grupos de alunos responderão apenas itens em múltipla escolha (24 para cada disciplina).

Além disso, alunos com baixa visão ou cegos também receberam provas com letras ampliadas e em braile.