• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/02/2020
Boas Práticas

Estudantes da rede apresentam projeto em Simpósio de Startups na EMBRAPA

Projeto foi apresentado também durante o Movimento Inova

Um projeto de aplicativo desenvolvido por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, saiu da sala de aula e foi parar no Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária – SIAGRO 2019, no setor de Simpósio de Startups na EMBRAPA Instrumentação.

A equipe composta pelas estudantes Ana Beatriz Camargo, Fernanda Menezes, Julia Ranzula, Maria Julia Salvador Porcino, Mariana Franco, Raquel Barbosa, e orientada pela professora Bárbara Daniela Guedes Rodrigues pensaram o projeto para diminuir o desperdício da alimentação escolas na sala, atuando na conscientização de toda comunidade escolar.

Elas desenvolveram um aplicativo direcionado por um QRcode que informa o cardápio semanal de merenda, incluindo opções vegetarianas, para que os alunos tomem, de forma consciente, a decisão do que comer e para controlar o índice de desperdício de alimentos. “Ações como essa, que usam a tecnologia para desenvolver soluções para problemas complexos, são fundamentais para a escola, e por isso colocamos a bandeira da tecnologia dentro do Inova Educação”, pontua Debora Garofalo, coordenadora do setor na Secretaria da Educação.

Em paralelo com o app, foi produzido um sistema RFID (Identificação por Radiofrequência), que faz parte da plataforma Arduino, em que cada aluno terá um cartão para auxiliar na fila da merenda e na frequência escolar. O projeto ainda coletou dados da merenda em determinados dias durante a semana, e a partir destes, analisar os índices de desperdícios entre as séries.

O projeto foi apresentado no Movimento Inova – Hackathon, que aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro na EFAPE, e no mesmo dia foi para a SIAGRO 2019. “Foi uma maratona, mas tudo deu certo e conseguimos mostrar nossa ideia para muitas pessoas”, relata uma aluna.

As meninas irão participar da II Edição da Technovation Summer School for Girls. E também já foram convidadas a fazer parte do Programa Embrapa & Escola, com a apresentação deste App para as escolas da rede municipal e estadual do município de São Carlos.