• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 08/05/2019
Cultura é Currículo

Exposição no MIS explora fotos sobre comunidades na Filipinas

Exposição fica em cartaz até junho e tem entrada gratuita

O MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo –inaugura a segunda mostra do programa Nova Fotografia 2019 nesse mês, com a exposição Limbus, do fotógrafo Gustavo Gusmão. A entrada é gratuita.

Com base na origem da palavra, o significado figurado de limbo remete ao estado daquilo que é negligenciado, esquecido”. A partir desse tema, a exposição busca expor como são grandes comunidades nos cemitérios de Manilla, capital da Filipinas.

Com sua própria estrutura e funcionamento, os “limbos” nas Filipinas comportam pequenas moradias, mercadinhos, botecos e muitos barracos, em situação que beira extrema pobreza. Apelidados de SkeletonsZombies ou Cemitery People, acredita-se que seis mil pessoas morem em cemitérios na cidade, sendo que aproximadamente duas mil moram no maior deles, o North Manila Cemeter, com seus 54 hectares de espaço.

A exposição é produto do trabalho de dois anos do fotógrafo Gustavo Gusmão.“São gerações de famílias nascidas e criadas em um cemitério, dependendo economicamente até da morte como forma de subsistência. Trata-se de um projeto que visa mostrar ao mundo como sobrevivem essas pessoas, que são praticamente invisíveis para a sociedade”, completa.

“As fotos de Gustavo Gusmão refletem o estranhamento da convivência harmônica entre vida e morte. O repouso sobre um jazigo aquecido por um papelão, o banho das crianças entre lápides e as brincadeiras de escalar túmulos fazem com que ali exista uma densidade de emoção”, reflete Monica Maia, sócia-diretora da DOC Galeria e convidada do MIS para realizar o acompanhamento curatorial da exposição.

A exposição “Limbus” é composta por 19 fotos e fica em cartaz de 22 de maio até dia 30 de junho. Toda a rede pública está gratuita.

Serviço

Nova Fotografia | LIMBUS, de Gustavo Gusmão

Data: 22.05 a 30.06
Horário: 10h às 22h – terça a sábado; 9h às 20h – domingos e feriados
Local: Nicho
Ingresso: gratuito
Classificacão: livre

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
(11) 2117 4777
www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18.
Acesso e elevador para cadeirantes.