• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 17/02/2018
CEL

Faça a matrícula no Centro de Estudo de Línguas e se torne um bilíngue

São oferecidas aulas gratuitas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês em mais de 200 unidades

Continuam abertas as matrículas para os cursos de idiomas do Centro de Estudo de Línguas (CEL) da Secretaria da Educação. No Estado, são mais de 200 unidades que oferecem cursos de idiomas gratuitamente para os alunos da rede estadual. Em 2018, são cerca de 27 mil vagas entre remanescentes e novas turmas das aulas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês.

Para se inscrever, os estudantes devem comparecer ao CEL mais próximo e apresentar cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula em escola da rede estadual com número do Registro de Aluno (RA). Se menor de idade, é necessária a presença dos pais ou responsáveis.

Os encontros acontecem no contraturno escolar ou aos sábados. Para o curso de inglês e mandarim, os interessados devem estar cursando o Ensino Médio. Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino FundamentalEducação de Jovens e Adultos (EJA) ou Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

“Em três anos de curso, por exemplo, o aluno sai capacitado. Sai fluente em falar, escrever e ler. Então para isso trabalhamos com textos de interpretação em que eles conseguem colher informações do texto e compreender”, explica a professora de Japonês do CEL, Edna Tanaka.

Para Nathan Ventura, professor de Espanhol do CEL, “o Centro de Estudo de Línguas pode mudar a vida profissional de um aluno, mas a pessoal também. Possibilita maior entendimento de identidade cultural, de respeito… tudo isso muda em nós, é um crescimento. O Centro de Língua faz a diferença na formação do aluno”, finaliza.

Os cursos são ofertados em módulos semestrais, exceto o de inglês, oferecido anualmente. Os alunos aprovados recebem um certificado de conclusão. E quem ainda não se inscreveu tem até o início das aulas no CEL para fazê-lo. A previsão é que as aulas comecem logo após o início do ano letivo.