terça-feira, 27/08/2002

Festival de Bandas e Fanfarras mobilizará a rede estadual de ensino no próximo dia 30

No próximo dia 30, sexta-feira, às 9 horas será realizado o Festival Estudantil de Bandas e Fanfarras 2002 promovido pela Secretaria de Estado da Educação. O evento acontecerá no Estádio […]

No próximo dia 30, sexta-feira, às 9 horas será realizado o Festival Estudantil de Bandas e Fanfarras 2002 promovido pela Secretaria de Estado da Educação. O evento acontecerá no Estádio Ulrico Mursa, na Associação Atlética Portuguesa, e faz parte das 10 ações previstas no Programa Mutirão da Cidadania, lançado no último dia 28 de junho nas 6.100 escolas estaduais, a serem desenvolvidas junto aos 6 milhões e 100 mil alunos do Estado de São Paulo.

Entre estas ações está o projeto “Bandas da Juventude”, que visa proporcionar aos jovens o conhecimento musical e o gosto por essa arte. O estádio fica na Avenida Pinheiro Machado, 240, José Menino, Santos. A entrada é livre.

O objetivo do Festival é retomar as atividades musicais nas escolas, além de estimular a competição sadia dos grupos participantes, bem como a promoção de uma grande confraternização e integração entre os estudantes da rede pública estadual.

Segundo a dirigente regional de ensino de Santos, Mariangela Camba de Almeida, o festival resgata o orgulho do aluno ao vestir a camisa com o nome da sua escola: “Esse tipo de evento é de vital importância para o desenvolvimento cultural e artístico deles. A função da escola vai muito além de oferecer conhecimento”.

O Festival é dividido em duas fases: a pré-seletiva (eliminatórias regionais) e a final. Para a primeira, as cidades foram agrupadas e divididas em 14 pólos (agrupamento de diretorias de ensino por proximidade), dos quais 9 estão localizados no Interior e 5 na Capital e Grande São Paulo. O pólo 6 agrega as Diretorias de Ensino de Santos, São Vicente e Registro, que escolheram a cidade de Santos para sediar a realização do evento.

Categorias

As diretorias participantes enviarão para a coordenação do pólo as inscrições das escolas para a fase pré-seletiva. As categorias que concorrem são: fanfarra simples, fanfarra com uma válvula, banda musical e banda marcial. Em todas a quantidade de instrumentos de percussão não poderá ultrapassar 50% do total dos integrantes musicais.

Cada região terá sua comissão julgadora especializada, que avaliará todos os participantes e cada grupo será avaliado com notas de 0 a 10 (de zero a dez) sob os seguintes aspectos: musical (arranjo, afinação e ritmo) e apresentação (marcha e conjunto).

De acordo com as regras pré-estabelecidas no projeto elaborado pela Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), no caso de empate, ganhará a escola que obtiver a maior nota no aspecto musical. Apenas participarão da grande final, no dia 27 de setembro, às 16 horas, no Estádio do Noroeste, em Bauru, os vencedores de cada categoria. A entrega dos troféus será no dia 28, às 10 horas, no Teatro Municipal de Bauru.

AGITA GALERA

No mesmo dia do evento estará acontecendo o Programa Agita Galera que tem como objetivo estimular a prática de atividades físicas ao menos 30 minutos por dia para manter-se com saúde. No decorrer do Festival, alguns professores de educação física e organizadores estarão agitando a platéia para incentivar a participação no programa.