sábado, 29/02/2020
Creche Escola

Fevereiro teve três novas creches entregues pelo programa Creche Escola

O programa Creche Escola, que prevê parcerias entre município e estado, entregou três creches ao redor do Estado de São Paulo no mês de fevereiro. A primeira delas foi entregue […]

A primeira delas foi entregue em Buritizal, na região de Franca. A EMEI Professora Vanderci Sarreta Menezes tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

A construção da unidade, num bairro carente da cidade, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão do governo paulista, em conjunto com a prefeitura do município, que hoje conta com pouco mais de 19.000 habitantes. “A parceria entre estado e município é fundamental para nossas pretensões e celebra um governo que pensa em todos de forma igual, melhorando a aprendizagem em todo o estado”, comemora Leandro Damy, presidente da FDE.

Já no dia 07 de fevereiro foi a vez do município de Pradópolis receber uma creche. A Creche Professora Lucelma de Souza Pessoa tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

A obra foi realizada graças ao investimento de quase R$ 1,2 milhão do governo paulista, em parceria com a prefeitura local que marca o programa.“Sempre focamos nas áreas que mais precisam de creches, pautada numa avaliação seguindo critérios socioeducacionais. É um orgulho estarmos aqui inaugurando mais uma creche nessa região”, explica Valeska Toledo, subsecretária de acompanhamento da Educação.

Por último, no dia 20 de fevereiro, foi entregue uma creche na cidade de Flora Rica, numa unidade que vai atender 150 crianças. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também segue normas de segurança e de acessibilidade. A administração do prédio e a gestão dos funcionários ficará a cargo da prefeitura local.

“Temos hoje inauguração de uma creche de primeiro mundo. Essa é a creche do padrão do Governo do Estado de São Paulo”, disse o Governador João Doria, presente no evento. “A boa notícia é que vamos inaugurar mais 217 creches em São Paulo. É o maior número de creches já feitas na história do Estado. Não é mérito, é obrigação de um governo que elegeu a educação como uma das suas maiores prioridades”, afirmou.

O Programa Creche Escola prevê a construção de creches com o trabalho conjunto entre município e governo. Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Educação efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.