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terça-feira, 06/12/2011
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Fósseis produzidos por alunos de escola de São Bernardo do Campo são tema de revista a ser lançada amanhã

Publicação é resultado das atividades desenvolvidas durante as aulas de paleontologia, na disciplina de história, por 150 estudantes das turmas de 6º ano da Escola Estadual Professor Ismael da Silva […]

Publicação é resultado das atividades desenvolvidas durante as aulas de paleontologia, na disciplina de história, por 150 estudantes das turmas de 6º ano da Escola Estadual Professor Ismael da Silva Júnior

Os fósseis produzidos por 150 alunos das classes do 6º ano Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Ismael da Silva Júnior, em São Bernardo do Campo, são o mote da revista “Oficina — Teorias Materializadas”, que os estudantes apresentam à comunidade escolar amanhã, 07 de dezembro, das 14h às 16h. Produzidos a partir de materiais como gesso, verniz e ossos de galinha, os fósseis também estarão expostos na unidade escolar, localizada na rua João Batista de Almeida, 230, Vila Flórida.

Os objetos foram confeccionados neste bimestre durante as atividades práticas de paleontologia, como parte da disciplina de história. Na publicação, inédita, as crianças narram a experiência vivida como se fossem jovens cientistas. “Eu gostei muito, assim como toda a turma, por ser uma coisa nova e por termos trabalhado além da leitura de textos”, conta Mariana Bressane Biato, 11 anos.

Os 500 exemplares impressos serão distribuídos, prioritariamente, aos familiares dos estudantes e aos demais membros da comunidade escolar. O projeto teve como objetivo tornar o processo de aprendizagem mais interessante e, consequentemente, mais eficaz. “A ideia é que as crianças não vejam o conhecimento da matéria como algo distante. É importante que elas saibam que a história do planeta é também a história delas”, ressalta o professor João Pires Filho, idealizador do trabalho. O projeto envolveu também a disciplina de língua portuguesa, por meio da qual os alunos puderam trabalhar os textos publicados na revista.

Para estimular o interesse dos alunos, o docente pretende dar continuidade ao trabalho, por meio de projetos semelhantes. “No próximo ano planejo desenvolver outra oficina, talvez sobre o estudo da arqueologia”, adianta Pires Filho.