Quando Thiago Torres Santos e Felipe Fernandes Rosas, da E.E. Professor Paulo Nogueira, em Guarulhos, foram desafiados por seu professor a se inscrever no Desafio Mascote Currículo+, o buscador da Google foi o recurso que utilizaram para encontrar referências antes de começar a desenhar.
Nas primeiras pesquisas, eles não imaginavam, mas seu desenho foi o passaporte para conhecer a sede do site de buscas e da Microsoft no Brasil. A visita aconteceu nesta quinta-feira (26), junto com as outras duas equipes finalistas do concurso.
Guiados por funcionários, os estudantes exploraram as dependências das gigantes de tecnologia e entenderam seu funcionamento. O foco das visitas foram as inovações tecnológicas voltadas à educação. Na Google, os estudantes e professores trocaram experiências sobre o uso dos recursos em sala de aula e foram apresentados a plataformas que, usadas junto com o Currículo+, tornam as aulas ainda mais dinâmicas e colaborativas.
Thiago e Felipe, responsáveis pelo desenho vencedor do concurso que se tornou o logotipo do programa, aproveitaram a oportunidade para mergulhar no mundo da tecnologia da informação. Felipe sonha em cursar Engenharia Mecatrônica para trabalhar na área de desenvolvimento de projetos. Curioso, ele fez diversas perguntas e já se inspira nos profissionais que conheceu.
“Entendemos o valor da tecnologia e o quanto está presente em nossas vidas, por isso, desenhamos o robô. Estar aqui é uma oportunidade única que nos permite conhecer pessoas que fazem o que usamos em nosso dia a dia. É legal conversar com eles para começar nossa preparação para o futuro e saber que só com muito esforço poderemos um dia ocupar essas cadeiras”, fala Felipe.
“As visitas acabam instigando a curiosidade dos alunos porque eles saem do espaço escolar e têm contato com outras possibilidades”, diz Liliane Costa, membro da equipe do Centro de Estudos de Tecnologias Educacionais (CETEC).
Tecnologia
Lançado em fevereiro de 2014, o programa Currículo+ é uma plataforma online de conteúdos digitais (vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores e infográficos), articulados com o Currículo do Estado de São Paulo.
O objetivo do programa é incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico para inspirar práticas inovadoras em sala de aula, promovendo maior motivação, engajamento e participação dos alunos com o processo educativo, visando o desenvolvimento da aprendizagem.
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