quinta-feira, 13/02/2020
Creche Escola

Governo de SP entrega creche em Pradópolis

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,2 milhão na construção; unidade em Pradópolis deve beneficiar 130 alunos

Na última sexta-feira (07), mais uma creche do Programa Creche Escola foi entregue pelo Governo de São Paulo. Trata-se da 56ª creche escola da atual gestão, dessa vez localizada em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto.

A Creche Professora Lucelma de Souza Pessoa tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

A obra foi realizada graças ao investimento de quase R$ 1,2 milhão do governo paulista, em parceria com a prefeitura local que marca o programa. “A parceria entre estado e município é fundamental para nossas pretensões e celebra um governo que pensa em todos de forma igual, melhorando a aprendizagem em todo o estado”, comemora Leandro Damy, presidente da FDE.

Sobre o Programa Creche Escola

O Programa Creche Escola prevê a construção de creches com o trabalho conjunto entre município e governo. Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Educação efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.

Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. “Sempre focamos nas áreas que mais precisam de creches, pautada numa avaliação seguindo critérios socioeducacionais. É um orgulho estarmos aqui inaugurando mais uma creche nessa região”, explica Valeska Toledo, subsecretária de acompanhamento da Educação.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 389 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 219 estão em execução. Na região de Ribeirão Preto já foram entregues 23 unidades e outras 13 estão em obras com previsão de 1,7 mil novas vagas.