Nesta segunda-feira (28), o secretário estadual da educação Rossieli Soares entregou mais uma unidade do Programa Creche Escola. Trata-se da 119ª creche escola da atual gestão e sua construção, no município de Santos, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 3,7 milhões da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a prefeitura local.
A Unidade Municipal de Educação Professor Orlando Adegas tem capacidade para atender 100 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.
“Como sociedade, precisamos tomar uma decisão e priorizar de fato a educação das crianças, enfrentando a pandemia com elas dentro da sala de aula. Essa inauguração vai muito além do prédio, mas significa uma expectativa de tê-las dentro de um espaço como esse”, disse Rossieli durante o evento.
Programa Creche Escola
Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.
A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 452 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 173 estão em execução. Na região de Santos já foram entregues 5 unidades.
Além da inauguração, o secretário ainda visitou duas escolas da rede estadual no Guarujá (as escolas estaduais Idalino Pinez e Professor José Cavariani), assim como a escola Jardim Bopeva, de Praia Grande.
Ensinos fundamental e médio
A Diretoria de Ensino de Santos conta com 80 escolas estaduais e mais de 62 mil alunos nos ensinos fundamental e médio. Dentre as unidades, 9 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, quatro unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.