terça-feira, 22/12/2020
Creche Escola

Governo de SP entrega Creche Escola na região de Itapetininga

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investiu R$ 1,8 milhão na construção em Alambari; unidade deve beneficiar 130 alunos

Nesta terça-feira (22) o Governo do Estado de São Paulo entregou mais uma unidade do Programa Creche Escola na região de Itapetininga. Trata-se da 116ª creche escola da atual gestão e sua construção, no município de Alambari, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,8 milhão da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a prefeitura local.

A EMEI Jefferson Jesus Arruda de Oliveira tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 449 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 174 estão em execução. Na região de Itapetininga já foram entregues 7 unidades e outra está em obras com previsão de 130 novas vagas.

Ensinos fundamental e médio

A Diretoria de Ensino de Itapetininga conta com 58 escolas estaduais e mais de 30 mil alunos nos ensinos fundamental e médio. Dentre as unidades, 7 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, 2 unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.