segunda-feira, 29/10/2012
CEL

Inscrições para matrícula em Centros de Estudos de Línguas iniciam a partir de hoje em Sorocaba

Os CEL das escolas estaduais Antônio Padilha e Dr. Julio Prestes de Albuquerque, em Sorocaba, oferecem 1.105 vagas para cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, japonês e italiano      O Centro […]

O Centro de Estudos de Línguas da Escola Estadual Antônio Padilha, em Sorocaba, abre hoje (29/10) as inscrições para interessados em participar dos cursos de espanhol, francês, alemão e inglês. O cadastramento vai até 14 de novembro.

Das 630 vagas oferecidas na unidade, 180 são para o curso de espanhol, 120 para o curso de francês, 90 para as aulas de alemão e 240 de inglês. As quatro modalidades iniciam em fevereiro de 2013. As aulas serão ministradas nas segundas e quartas-feiras e nas terças e quintas-feiras, nos períodos manhã, tarde e noite.

No Centro de Estudos de Línguas da Escola Estadual Dr. Júlio Prestes de Albuquerque as inscrições vão de 6 a 9 de novembro.

Das 475 vagas oferecidas, 125 são para o curso de espanhol, 75 para francês, 75 para alemão, 75 para japonês, 75 para inglês e 50 para as aulas de italiano. Todas as modalidades também iniciarão no primeiro semestre do próximo ano. As aulas serão ministradas nas segundas e quartas-feiras e nas terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite. As exceções são para os cursos de inglês, oferecido apenas nos turnos tarde e noite, e de italiano, a ser realizado nos períodos da manhã e da noite.

Podem se inscrever estudantes da rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do ensino médio. Para o cadastro, os interessados devem comparecer à unidade, durante o horário de funcionamento, portando cópia do RG e a declaração da escola que está matriculado.

Atualmente, na região de Sorocaba são atendidos 2.201 alunos da rede nas duas escolas que possuem o CEL. Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 226 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.