
Estudantes matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio têm acesso, até o dia 12 de dezembro, ao livro A Mágica Mortal — Uma Aventura do Esquadrão Zero, do escritor Raphael Montes, na plataforma Leia SP, ferramenta de acesso a livros da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Na última semana, o autor se encontrou com alunos da Escola Estadual Miss Browne, da zona oeste da capital, participaram de um encontro com o escritor Raphael Montes, e participou de uma live que está disponível para toda a rede. O encontro integra o projeto Conexão Leitora.
Reconhecido por suas obras de literatura policial que inspiraram séries e filmes como Bom Dia, Verônica, Dias Perfeitos e Uma Família Feliz, em 2023 o autor estreou na literatura juvenil com o livro A Mágica Mortal – Uma Aventura do Esquadrão Zero, que está disponível na plataforma LeiaSP.
O mistério do romance trabalhado em sala de aula foi um dos temas que mais envolveu os 130 estudantes da escola presentes no evento, além da trajetória do autor, os segredos sobre a prática de leitura e as curiosidades sobre o universo literário que engajaram os jovens em uma rodada de perguntas e respostas com o autor.
“Ao fazer esses encontros, eu tenho a chance de me aproximar dessa turma, ouvir as opiniões, o que eles sentiram e saber o que eles querem para as próximas histórias. Então essa troca é muito legal e me alimenta como escritor, por isso faço questão de participar. Além de desmistificar o que é literatura. Literatura é divertida e colocar a leitura em um bate-papo torna mais cotidiano o hábito de ler”, afirma o escritor convidado da Seduc.

Fabiana Morabito, professora de redação e língua portuguesa na Escola Estadual Miss Browne, fala sobre o projeto desenvolvido pela unidade: “os alunos gostam dessa temática do suspense e mistério, isso ajuda instigar o prazer pela leitura. A gente teve rodas de leitura durante as aulas e isso ajudou, também, a antecipar alguns fatos da história antes da conversa com o autor e agora vamos ampliar isso na sala de aula para produzir um trabalho relacionado à discussão”, conta a professora.
Após a roda de conversa com o autor, 10 estudantes foram sorteados com livros, entre eles a Julia Costa, de 13 anos de idade, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental. “Eu achei bem legal escutar as histórias de quando ele era criança e sobre os outros livros. Eu não tenho costume de ler livros de literatura policial, leio mais contos, crônicas ou fantasia, mas esse livro me deixou muito surpresa e envolvida com a história”.
A live está disponível no canal no YouTube do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP): https://www.youtube.com/watch?v=DGBrl0UzL2E.
LeiaSP
A plataforma Leia SP visa promover a prática da leitura e incentivar atividades pedagógicas. Disponível tanto na versão web quanto no aplicativo, ela proporciona acesso gratuito a obras de diversas temáticas. Atualmente, são mais de 100 obras literárias à disposição dos estudantes da rede.