segunda-feira, 03/06/2019
Boas Práticas

Mais de 120 cidades de São Paulo ganham exibições gratuitas de filmes em junho

Programação do mês tem como destaques a exibição do documentário Vozes do trabalho e a palestra Acessibilidade e audiovisual: janela de libras

No Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, junho é o mês do cinema. Por meio do programa Pontos MIS, mais de 120 cidades de São Paulo terão exibições de filmes, oficinas e palestras para a formação de público audiovisual. Ao todo serão 51 oficinas e palestras e  321 sessões de cinema.

O programa oferece workshops de qualificação profissional para gestores do Programa com professores do curso de pós-graduação em Gestão Cultural. Os dois primeiros encontros aconteceram em Jaú e Araçatuba, já o terceiro será na capital, realizado no MIS, e abordam os temas difusão cultural, ações de formação de público, avaliação de ações culturais e desenvolvimento de projetos. Os participantes do curso receberão certificação do SENAC.

No dia 15 de junho, às 17h, acontece o lançamento do documentário Vozes do trabalho na Presidente Epitácio, cidade localizada no sudoeste do Estado. O filme é uma produção do Pontos MIS e de uma cooperativa de reciclagem local que participou de oficinas de formação de cinema em novembro de 2018. A exibição acontece às 17h, no Anfiteatro Municipal, localizado na Avenida Juliano Ferraz Lima, s/n – Centro.

Dentre as oficinas e palestras realizadas em junho, destacam- se a Oficina de webclipe e a palestra Acessibilidade audiovisual: Janela de libras. Saiba mais sobre elas. A Oficina de webclipe, ministrada por Marcelo Perdido, tem duração de quatro horas, sendo a primeira hora dedicada para a introdução do conceito de webclipes através de exemplos e anúncio da música escolhida para o exercício prático.

A palestra Acessibilidade audiovisual: Janela de Libras, ministrada por Paloma Bueno, tem como objetivo apresentar uma introdução sobre acessibilidade audiovisual, leis e normas que regulamentam a inserção da janela de Libras, o direito dos surdos ao acesso à informação e comunicação, e propor reflexões sobre a inclusão do público surdo por meio de produções audiovisuais acessíveis.

Sobre o Ponto MIS

O programa é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e as prefeituras. O Pontos MIS foi criado em 2011 e leva gratuitamente exibições de filmes e atividades culturais para mais de 120 cidades do Estado. O objetivo do programa é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema.