A Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada na cidade de Cubatão, e vencedora do Prêmio Melhor Escola do Mundo 2025 (World’s Best School Prize), da T4 Education, atende 536 crianças e adolescentes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Na semana do Dia das Crianças, alguns estudantes contam sobre sua história com a escola e listam seus sonhos — para o presente e para o futuro.
Esses alunos são os principais beneficiados pelos avanços conquistados pela escola, que têm à frente o diretor Régis Marques Ribeiro. A unidade de ensino conquistou o Prêmio Melhor Escola do Mundo na categoria “Superação de Adversidades”, anunciado no dia 30 de setembro, e deixou no passado um histórico de invasões e o apelido de Escola Parque dos Pesadelos. Nos últimos anos, após a implantação de uma série de atividades focadas no desenvolvimento dos estudantes, a unidade pública estadual de ensino aumentou em 500% o número de matrículas.
Durante a premiação, o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, anunciou que a unidade de ensino passará a oferecer também o Ensino Médio, prolongando a experiência dos alunos na unidade de ensino.
Confira, abaixo, a história de alunas e alunos com a escola e os sonhos narrados por eles:
- Geovanna Silva Leal, 7 anos de idade, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental
Geovanna já tinha expectativas de estudar na escola desde mais nova, porque sua irmã Karoline estuda no 8º ano do Ensino Fundamental e sua irmã mais velha, Miriã, também já passou pela unidade de ensino.
“Meu sonho é ser bailarina”, conta a criança. Ela também deseja novas estruturas para a escola: “Eu queria que a escolha tivesse piscina, mais festas e também um telão, para ter cinema”.
- Anna Alyce Vasconcelos, 8 anos de idade, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental
A criança, que estuda na unidade desde o 1º ano do Ensino Fundamental, considera a escola “muito legal”. “Aqui tem várias atividades, como patinação, balé, futevôlei, vôlei e ginástica artística. Eu faço parte do projeto de ginástica artística”, conta a aluna, que estava acompanhada da mãe, Rafaela — que também já foi aluna da Parque dos Sonhos—, e da avó, Zulmira, durante a premiação da Melhor Escola do Mundo.
Anna Alyce fala sobre dois sonhos. “Quero me formar médica ou virar a melhor ginasta do mundo”.
Anna Alyce, sua mãe Rafaela, sua avó Zulmira e o irmão, Gael
- Jadysa Taylla Brandão da Silva, 11 anos de idade, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental
“Eu tenho o sonho de trabalhar em um emprego que ganhe muito dinheiro”, conta Jadysa. E ela sabe o caminho para essa realização: “Para isso, tenho que focar cada vez mais nos meus estudos e na minha aprendizagem”.
Jadysa e sua mãe, Wacymone
- Rafael Henrique dos Santos, 12 anos de idade, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental
Ex-aluno da Escola Estadual Parque dos Sonhos, Rafael esteve na Escola Estadual Parque dos Sonhos após uma viagem a Buenos Aires, onde conquistou a medalha de ouro em um campeonato mundial de patinação artística. A volta à escola foi também um agradecimento, porque foi ali que ele deu os primeiros passos em cima do patins, na modalidade que o levou a conquistar o campeonato mundial.
“A escola foi o início de tudo. Comecei a patinar no projeto da professora Helena e a treinar com o apoio da técnica Jana”, conta. O aluno diz que o foco nos estudos também é importante: “Sempre fui um excelente aluno, com notas boas e queridos pelos professores, pelo diretor e por todos aqui da escola”.
A patinação, claro, faz parte de seus sonhos: “Eu quero evoluir muito, ser o campeão mundial, ser um dos maiores na patinação e reconhecido mundialmente”.
- Maria Eva Silva Soares, 13 anos de idade, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental
A aluna estuda desde o 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Parque dos Sonhos. “Eu vi a escola se transformar de Parque dos Pesadelos para Parque dos Sonhos”.
“Meu sonho é que os projetos da escolha tenham continuidade porque, daqui da escolha, saem jogadores e saem artistas. A Escola Parque dos Sonhos é um lugar para sonhar”.
Maria Eva Silva Soares
- Breno Barbosa Soares, 14 anos de idade, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental
Breno mudou-se para a escola em 2023 porque sua mãe precisava que ele estudasse em uma escola de período integral, em razão de seu trabalho. Participante do projeto de vôlei, o aluno está entre os campeões estaduais do Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) na categoria sub-14.
“Essa foi a melhor decisão da minha vida. Antes de vir para a escola, eu não jogava vôlei, só pensava em futsal e futebol, e comecei a jogar porque a professora Roseli dos Santos insistiu três vezes. Por causa dela, peguei paixão pelo esporte. O vôlei me acalma, me traz paz”, diz o aluno, que também já venceu o Jeesp no atletismo.
O esporte também é lembrado quando ele fala sobre sonhos: “Futuramente, seremos campeões brasileiros de vôlei”.
- Raphaella Vitória da Silva Lopes, 15 anos de idade, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental
Raphaella estuda na escola desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Ela conta que o seu sonho já foi realizado com o anúncio do secretário da Educação, Renato Feder. “Isso pra mim é emocionante, porque eu sempre sonhei em me formar em uma única escola. Então, para mim, isso está sendo a realização de um sonho”.
Para o futuro, ela pensa em duas possibilidades: “Quero me tornar jornalista. Caso eu não consiga, quero fazer biomedicina para trabalhar em laboratórios”.
Ela ainda diz que continuará na torcida pela unidade de ensino mesmo depois da formatura do Ensino Médio. “Meu outro sonho é que a Escola Parque dos Sonhos evolua cada vez mais”, finaliza.