• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/04/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Médio

Meninas da rede estadual participam de evento sobre Tecnologia, em São Paulo

Ação foi idealizada pelo Facebook e pela UIT, em comemoração ao Dia Internacional das Garotas em Tech, que abordou o tema empoderamento feminino

Cerca de 40 alunas da rede estadual participaram, na última segunda-feira (23), de evento que visa incentivar meninas em idade escolar a entrarem em carreiras ligadas à tecnologia. O Facebook e a União Internacional de Telecomunicações (UIT) são os responsáveis pela iniciativa, que celebra o Dia Internacional das Garotas em Tech.

A aluna Yasmin Mercedes do Nascimento, que frequenta as aulas da 2ª série do Ensino Médio na escola Pres. Salvador Allende Gossens disse que vai colocar em prática tudo o que ouviu e aprendeu no evento, pois deseja ser bióloga marinha. Pela primeira vez na vida, Yasmin usou um par de óculos de realidade virtual, que a levou diretamente para o fundo do mar. Interessada pela área desde a primeira série, começou a ter dúvidas sobre ser bióloga dos oceanos ou esteticista. Mas, após ouvir o que tantas mulheres tinham para falar se decidiu sem que restasse dúvidas.

“Eu estava em dúvida sobre biologia marinha e estética, aí fui para esse evento e, depois que coloquei os óculos, foi uma mensagem direta para mim. Ali eu tive a certeza de que queria essa profissão”, comenta Yasmin. A estudante completa: “elas falaram sobre o empoderamento, deram um exemplo de uma menina que nasceu na roça e, depois de desenvolver um aplicativo, se tornou a dona de uma grande empresa. Aí eu falei para a minha amiga sobre isso, e que ninguém começa do alto. E eu me identifiquei, porque quando eu falo que quero ser bióloga marinha as pessoas dizem ‘você é mulher, isso não é pra você!’”, relata a garota.

Foi uma excelente oportunidade para incentivar as meninas a escolherem uma carreira em áreas de Tecnologia da Informação, um universo que originalmente é de predominância masculina. As atividades foram produzidas especialmente para as meninas matriculadas na rede estadual paulista, como forma de propagar o empoderamento feminino. Todas as participantes e palestrantes eram mulheres.

“O dia foi especial para as nossas meninas, que se sentiram muito lisonjeadas com um evento preparado com todo carinho só para elas. Foi uma tarde de muitos aprendizados e que abriu novos horizontes para estudantes, mostrou que é possível e desejado que as mulheres “invadam” esse mercado atualmente dominado pelos homens. É um mercado que cresce cada vez mais e nós, mulheres, não ficaremos de fora dessa!”, enfatiza Raphaella Burti, assessora da chefia de gabinete da Secretaria de Estado da Educação.

Da abertura, participaram Ana Luiza Valadares, do Facebook; Ana Veneroso, da UIT; e Raphaella Burti, da Secretaria da Educação. Em um segundo momento, duas mulheres de sucesso na área de tecnologia contaram um pouco da sua trajetória, Mirella Esther da Silva, do Facebook, e Nanda Carvalho, da Youtrendz.

Após uma breve parada para o coffee, as estudantes puderam provar o gostinho da arte de programar com a Reprograma, iniciativa que promove curso de programação exclusivamente para mulheres. Depois foi a vez de conhecerem um pouco da vida de Priscila Guedes, fundadora da Feel XR Studio, produtora de conteúdo narrativo de realidade virtual, além de terem a chance de fazer um teste no equipamento de realidade virtual.

A Secretaria de Estado da Educação tem projetos que promovem a atuação feminina na rede. Em 2018, lançou o curso em EaD “Gênero, sexualidade e diversidade sexual: desafios para a escola contemporânea 1ª edição – 2018; a 3ª edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero – Em todos os lugares. Em pé de igualdade!, que aborda a temática do empoderamento feminino e igualdade de gênero; além do Currículo do Estado, que também aborda a temática.

Estação Hack

No final de 2017, o Facebook inaugurou seu primeiro centro de inovação no mundo – e foi em São Paulo. A Estação Hack, situada no WeWork da Avenida Paulista, é um espaço que tem como objetivo formar talentos em tecnologia e capacitar empreendedores. A Estação Hack oferece cursos de programação e de empreendedorismo, além de um programa de aceleração de startups de impacto social.