• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/07/2017
Crédito: Divulgação
Alimentação Escolar

Merendeiras das Diretorias Norte 1 e 2 participam de capacitação com Janaina Rueda

Ação faz parte do plano de expansão do Projeto Cozinheiros da Educação

Dando continuidade ao Projeto Cozinheiros da Educação e para garantir que o novo cardápio, elaborado pela chef Janaina Rueda em parceria com a equipe de nutricionistas da Educação, seja implementado com sucesso em todas as escolas, 120 merendeiras das Diretorias de Ensino Norte 1 e Norte 2 receberam capacitação profissional nos dias 18 e 20 de julho, na ETEC Santa Efigênia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nos encontros, as merendeiras receberam dicas de preparo, sugestões de temperos e apresentação dos pratos pela própria Janaina Rueda. A ideia é que as escolas pertencentes às Diretorias comecem a receber o novo cardápio ainda este ano. 

Sobre o Projeto

A reformulação do cardápio da merenda escolar começou ainda nas férias de julho de 2016, com os estudos para a criação de 10 novos pratos, pensados e elaborados pela chef Rueda. Estes pratos têm a característica de serem sempre preparados com alimentos in naturafrescos. A lista inclui receitas com peixe, frango e carne bovina. Na elaboração, foram considerados o paladar dos estudantes e as taxas nutricionais necessárias para cada refeição. Estrogonofe, refogado de carne moída, macarrão com sardinha e até uma opção vegetariana estão no menu.

Com a substituição de produtos enlatados de origem animal, a partir de agora, só vão entrar nas cozinhas destas escolas alimentos frescos e prioritariamente integrais. Os alimentos enlatados serão substituídos gradativamente, já que muitas escolas têm estoques.

A reformulação teve início pela E.E. Maria José, localizada na capital, que abrigou o projeto piloto e já substituiu os pratos pelo novo cardápio. Por se tratar de uma rede com cerca de cinco mil escolas, espalhadas por 91 Diretorias de Ensino, a Secretaria também organizou um plano estratégico para formação e profissionalização de merendeiras e empresas terceirizadas. Afinal, serão elas as responsáveis pela produção diária dos pratos.