O encanto e a magia do teatro estiveram presentes no segundo dia de apresentações da Mostra de Talentos da Escola Estadual 2004, realizada pela Secretaria de Estado da Educação. O evento reuniu, no período da manhã, alunos de 1ª a 4ª série do Ciclo I, das escolas de Jacareí, Itapecerica da Serra, Mauá e Sorocaba.
As apresentações iniciaram-se por volta das 10h45 com a peça “Maria vai com as outras”, da Escola Estadual Parque Rodrigo Barreto II, de Jacareí. O espetáculo, encenado pelos 21 alunos da 1ª série do ciclo I, foi adaptado da obra de Silvia Orthof, autora do livro que dá nome à peça.
A história conta a trajetória da ovelhinha Maria que procurava não seguir o mesmo caminho das ovelhas de seu grupo. A protagonista Beatriz dos Santos Querentino, diz ter gostado muito de ter realizado a apresentação e cita a cena em que ela decide não pular da montanha, como a sua preferida. De acordo com a professora que organizou a peça, Sonia Regina Torres da Costa, foram gastos sete meses para a conclusão da apresentação, onde a escola cuidou do cenário e os pais do figurino.
Após essa peça, a Escola Estadual Eduardo Roberto Daher, de Itapecerica da Serra, apresentou “O Jardim da Dona Luiza”. Na apresentação, os nove personagens contam a história de uma empregada, de nome Dita, que por descuido contrai o vírus da dengue. Dita, que é interpretada pela aluna Kayene Vital da Silva, se trata da doença e conscientiza a platéia presente sobre o perigo da dengue. Segundo os professores responsáveis pela peça, Wagner Aparecido da Silva e Andréa Guedes Ribeiro, Kayene foi à aluna que surpreendeu os professores por que graças a peça, ela desenvolveu a leitura.
Em seguida, foi a vez dos alunos da Escola Diva Gomes dos Santos, de Sorocaba, subirem ao palco. O grupo encenou “O Grito”, que teve como enfoque o tema violência. Através de uma linguagem simples, o espetáculo expôs o valor da vida e o significado da morte. A escolha do tema foi uma iniciativa da professora de artes Sandra Henrique, que havia desenvolvido um projeto de combate à violência com os estudantes. “Foram sete meses de ensaios, trabalhando principalmente a auto estima do grupo”, diz a educadora.
Ela explica que os ensaios foram realizados em espaços improvisados, como a biblioteca e o pátio da escola. “Algumas crianças eram hiperativas e apresentavam dificuldades de concentração e aprendizagem. Hoje, elas estão mais soltas, melhoraram o desempenho nas disciplinam e obtiveram resultados dentro e fora da sala de aula”, conclui.
Um dos destaque foi Kelvin Cândido, de 9 anos, que além de conquistar aplausos da platéia, levou o prêmio de melhor ator. O espetáculo contou com um figurino especial, nas cores preta (início) e branca (final), e foi encenada ao som da música Circulo da Vida, tema do filme “O Rei Leão”.
O último grupo a se apresentar foi o da Escola Dr. João Machado de Araújo, de Sorocaba, com a peça “A família Santos”. O texto, que mistura drama e comédia, teve como foco a valorização da família e rendeu a protagonista Rafaela Wincler o destaque de melhor atriz, pela interpretação da personagem Dona Genoveva.
A Mostra de talentos da Escola Estadual 2004 vai até o dia 20 de novembro, sábado, com espetáculos de teatro, dança e música. Hoje, à tarde, estão previstas apresentações dos grupos de teatro do Ciclo II.
Confira os destaques do Ciclo I:
Atriz: Rafaela Wilcler – EE Dr. João Machado de Araújo
Ator: Kelvin de Souza Rego Izidoro – EE Diva Gomes dos Santos
Espetáculo: O Jardim da Dona Luiza – EE. Eduardo Roberto Daher
Renata D´Angelo e Renata da Silva