segunda-feira, 17/06/2019
Inova Educação

Educação amplia formação do Inova Educação para professores da rede municipal

Curso faz parte do programa Inova Educação, lançado neste ano

Professores da rede municipal de ensino poderão participar do curso de formação para atuação no programa Inova Educação.

As inscrições serão feitas pelos secretários de educação dos municípios de São Paulo. Eles deverão indicar os profissionais de cada município interessados em participar do curso e preencher um formulário, disponibilizado pela UNDIME, até o dia 24 de junho. Podem ser indicados professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, bem como professores do Ensino Médio.

O formulário será enviado pela UNDIME-SP aos secretários, via mala direta.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação com a União dos Diretores Municipais de Educação, UNDIME, e faz parte de uma estratégia de colaboração entre estados e municípios, como o presidente da UNDIME-SP, Luiz Miguel Garcia, explica. “Nosso papel é repensar, em conjunto com o MEC e com os estados, a formação inicial de professores”, pontua.

O curso é ministrado online, via Ensino à Distância (EaD), e fornece uma formação teórica sobre o jovem atual: seus desafios, as mudanças que enfrenta e os desafios que irá ter quando sair da escola. A ideia é que os professores saiam capacitados para pensar eletivas que dialoguem com a realidade da escola, um dos preceitos básicos do programa Inova Educação.

“Vamos dar ao professor alguns preceitos básicos para entender esse jovem que está na sala de aula e como conectar com ele no ambiente escolar”, pontua Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. O instituto foi parceiro da Educação no lançamento do Inova Educação, que visa criar uma unidade em toda o Estado, independente de rede estadual ou municipal.

Professores inscritos terão o prazo de 16 de julho a 30 de agosto para concluir a formação básica, que é composta por 30h de aulas.