• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/11/2014
Boas Práticas

Aluna da rede vai à final de Olimpíada de Língua Portuguesa

Final está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro

Mais do que medalhas e prêmios, as olimpíadas escolares resgatam a importância da competição entre os estudantes, ao mesmo tempo em que incentivam o aluno a estudar ainda mais para representar sua escola. Neste sentido, Rafaely Monique, aluna da escola estadual Professora Leda Fernandes Lopes, localizada em Suzano, município de São Paulo, está fazendo bonito.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com a crônica “Quaresmeira de Concreto”, que traz a ideia reflexiva sobre as intervenções que o homem realiza no meio ambiente, a estudante está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

“Está sendo uma experiência única, totalmente inesquecível. Por um lado é um sonho estar participando e, por outro, a realidade é que estou sendo testada a todo tempo”, conta a estudante.

Para chegar entre as finalistas da disputa, Rafaely batalhou muito. “Desde o início, uma vez por semana, viemos trabalhando em sala de aula, as oficinas de crônica. Neste período frequentamos a sala de leitura, fizemos as crônicas e recebemos intervenções para que pudéssemos aprimorar as produções para começar o processo de seleção escolar. Quando encerrou a comissão julgadora, tive a grande surpresa de a minha crônica ser a escolhida. E com grande entusiasmo estou representando o Estado de São Paulo entre os 38 finalistas”, revela a estudante. A final está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro.

“A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma ação que promove a aprendizagem, o conhecimento de mundo de todos que estão envolvidos. Um projeto transformador coordenado por pessoas comprometidas que reconhecem, apoiam e incentivam a prática de leitura e produção de texto, competências tão relevantes em nossa sociedade. Este evento possibilita aos alunos das escolas públicas aprimorarem a competência leitora e escritora, preparando-os para a vida”, revela a professora Elaine Ferreira de Matos do Santos.

Artigo de opinião

Nesta segunda-feira (17) foi a vez da aluna Juliana do Nascimento Pereira Orphão, da mesma escola, embarcar rumo à Brasília para disputar a semifinal da olimpíada na categoria artigo de opinião. Será a primeira viagem para disputar uma olimpíada que Juliana fará. A estudante não esconde a ansiedade e a expectativa para a nova experiência. “Acredito que será uma experiência inesquecível, que me atribuirá muito conhecimento com as oficinas que irei participar e pessoas que irei conhecer”.