• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/03/2014
Pais e Alunos

Alunos da cidade de Patrocínio Paulista publicam livro com memórias da cidade

Iniciativa aproximou comunidade da escola e auxiliou na formação dos jovens da E.E. Jorge Faleiros

A cidade de Patrocínio Paulista, com seus cerca de 12 mil habitantes, ganhou destaque nas páginas de quatro livros feitos por alunos da única escola estadual da cidade. Durante dois anos, os alunos do 8º ano da E.E. Jorge Faleiros fizeram um levantamento de histórias dos moradores da cidade e reuniram mais de 100 depoimentos no livro “Memórias Literárias: Se bem me lembro… Um resgate literário da comunidade de Patrocínio Paulista”.  

Os alunos envolvidos receberam orientações e participaram de oficinas antes de colocarem a mão no gravador e no teclado. Com os textos finalizados, os estudantes iniciaram o processo de ilustração das histórias.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O trabalho desenvolvido pela professora de língua portuguesa Andreia Cristina Silva Magalhães mudou o comportamento dos estudantes envolvidos. “Ao ouvir depoimentos de pessoas mais experientes que andavam horas para chegar à escola, os alunos passaram a refletir mais sobre as facilidades que possuem atualmente”, revela a educadora.

Além disso, o resgate da história da cidade aproximou a comunidade da unidade escolar. “No dia do lançamento do livro, os moradores tiveram a oportunidade de relembrar o passado na escola, no município. Foi um momento de trazer a memória lembranças do passado”, conta Andreia.

A 1ª edição dos quatro livros feitos pelos alunos da escola contou com 260 exemplares. Devido a grande procura da comunidade, a meta dos envolvidos no projeto de memórias literárias é publicar, em breve, a 2ª edição.