• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/10/2013
Evesp

Alunos da rede estadual ainda podem se inscrever em curso de LIBRAS online

Formação pioneira e gratuita é voltada para alunos surdos e ouvintes da rede estadual

Os alunos interessados em participar do curso inédito e gratuito de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ainda podem se inscrever na formação online. O objetivo é proporcionar aulas virtuais, acessíveis de qualquer computador, para os estudantes com e sem deficiência auditiva.

– Clique aqui para se inscrever

No total, quatro mil alunos do Ensino Fundamental e Médio serão atendidos. A quantidade de vagas contempla toda a demanda de alunos surdos da rede estadual. Segundo a coordenadora da Evesp, Ana Carolina Lafemina, a proposta do curso é que alunos surdos e ouvintes trabalhem sempre em duplas.

“As aulas, que acontecem com toda supervisão, são para que ambos aprendam a falar o idioma da inclusão, adquirindo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais e, também, da Língua Portuguesa”, afirma Ana Carolina Lafemina.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada na cidade de Piracicaba, já acontece essa dinâmica. Na unidade de ensino, uma das referências no atendimento de alunos com deficiência auditiva, os 36 estudantes surdos e os 700 estudantes ouvintes conversam na linguagem de sinais, com o incentivo dos professores e diretores da unidade.

“Na E.E. Barão do Rio Branco, todos os estudantes, mesmo os ouvintes, conversam em LIBRAS. Tanto é que, durante as aulas e intervalos, não há como distinguir quais são os surdos, porque todos os colegas aprenderam a língua de sinais para que eles possam se comunicar”, afirma o dirigente regional de ensino de Piracicaba, professor Fábio Augusto Negreiros.

Evesp acessível

A Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), órgão da Secretaria da Educação, já tem atuado com a temática acessibilidade. Em julho, foi lançada uma plataforma para aulas de Inglês Online, voltada a estudantes cegos e surdos. O conteúdo foi todo disponibilizado com recursos de acessibilidade, com vídeos com audiodescrição e também janelas em libras.