• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/11/2013
Pais e Alunos

Alunos da rede estadual podem conferir dicas para o exame do Saresp

Cerca de 2,5 milhões de estudantes realizam a prova nos dias 26 e 27 de novembro

Faltam poucos dias para a realização da prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp 2013. O exame será aplicado em mais de cinco mil escolas estaduais nos dias 26 e 27 de novembro. Cerca de 2,5 milhões de estudantes do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio farão a avaliação, que tem como objetivo traçar planos que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizam o exame pela primeira vez.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para que os alunos tenham um bom desempenho na prova, é importante tirar dúvidas com os gestores e professores da unidade antes dos dias de avaliação e respeitar os horários estabelecidos pela escola. Confira outras dicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) para a preparação dos estudantes que realizarão o Saresp:

20131121_saresp_dicas_alunos_700

Avaliação

A prova será realizada no horário regular das aulas adotado por cada escola e terá duração de três horas. O estudante deve permanecer, no mínimo, duas horas na sala de aplicação no primeiro dia de exame. Já no segundo dia, a permanência mínima será de 1h30. Alunos com deficiência e estudantes que farão a prova de redação (5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio), terão acréscimo de uma hora para concluir a avaliação.

Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada ano/série e para as respectivas disciplinas. Para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de Língua Portuguesa e Matemática serão predominantemente abertas. Os estudantes dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio, terão as questões para cada disciplina avaliada em forma de múltipla escolha e farão a prova de redação.