• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 31/08/2012
Últimas Notícias

Estudantes produzem revista chamada “Da Hora” e se interessam pelo jornalismo

Revista Da Hora, feita na E.E. Ministro Costa Manso, já alcança sua 4ª edição explorando temas variados que vão de música a moda Fotos, matérias e ilustrações não são só […]

Revista Da Hora, feita na E.E. Ministro Costa Manso, já alcança sua 4ª edição explorando temas variados que vão de música a moda

Fotos, matérias e ilustrações não são só especialidades de veículos jornalísticos profissionais. Na E.E. Ministro Costa Manso, os alunos colocam a mão na massa e a cabeça nas alturas. Em encontros semanais, com cerca de uma hora, os estudantes participantes do projeto revista Da Hora liberam suas ideias e experimentam escrever de um jeito bem diferente do que estão acostumados.

“É um espaço livre onde os alunos podem se expressar. Eles se envolvem, pensam nas matérias e trazem sempre novas ideias. Nós ajudamos, apontamos um rumo, mas as matérias partem de ideias deles”, explica a editora de imagens da revista Thais Graciotti.

“Inspiração qualquer um pode ter”, afirma Ignácio de Loyola Brandão

Quer saber como alguém se torna escritor?

Três autores revelam detalhes sobre hábitos na hora de ler

Com a orientação de duas editoras, que supervisionam os textos e as artes sugeridas, os alunos vão pouco a pouco dando corpo a revista semestral. Com uma tiragem de 300 exemplares, distribuídos pela própria escola, a revista já chega a sua 4ª edição.

O projeto, que conta com o apoio dos Parceiros da Educação, tem traçado uma nova história para os alunos.  A produção da revista é uma atividade que me ajuda na aula de português e ensina a me expressar melhor”, conta a aluna e repórter da revista Da Hora Caiana de Matos Santos.

“Muitos perceberam melhoras no desempenho escolar. Tivemos casos de alunos que decidiram procurar um curso de jornalismo porque passaram a ter gosto pela leitura e escrita”, lembra a editora de texto da revista, Silvia Galesso.