quarta-feira, 29/05/2013
Sociedade

Alunos de escolas estaduais de 586 cidades fazem exercícios físicos no Dia do Desafio

“Você se mexe e o mundo mexe junto”. Com esse tema, acontece nessa quarta-feira (29) o Dia do Desafio. Os alunos de escolas estaduais de 586 cidades participam da atividade, que pretende incentivar a prática de exercícios físicos em benefício da saúde. O evento acontece, simultaneamente, em 22 países, que englobam mais de três mil cidades.

Na capital paulista, por exemplo, todos os alunos da rede estadual, no período da manhã e da tarde, realizam uma atividade coletiva de no mínimo 15 minutos, antes do início das aulas. Após os exercícios, os estudantes farão uma reflexão sobre a importância da prática de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida. O número de participantes é computado nas unidades e enviado às diretorias de ensino, que repassam o dado ao Sesc mais próximo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No ano passado, o engajamento de alunos e professores foi fundamental para o total de mais de 13 milhões de participantes que o Dia do Desafio alcançou no Estado de São Paulo. O alto índice de participação fez com que a capital paulista vencesse o desafiante Rio de Janeiro. Neste ano, São Paulo disputará com Bogotá, na Colômbia, quem conquistará o maior engajamento.

História

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

Coordenada na América Latina pelo Sesc São Paulo desde 2000, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar crianças, jovens e adultos para inserirem a atividade física no dia a dia. Todas as cidades do continente são convidadas a participar. Nos municípios participantes a realização é de responsabilidade das prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas secretarias municipais de Esportes, Educação e Saúde, com apoio da comunidade.