• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/10/2016
Pais e Alunos

Conheça a história do prédio Caetano de Campos, símbolo da educação de SP

Primeira Escola Normal Paulista abriga hoje a Secretaria da Educação

O edifício Caetano de Campos foi inaugurado em 2 de agosto de 1894 e foi sede da primeira Escola Normal Paulista. O prédio constitui-se em um dos mais significativos monumentos republicanos do Estado de São Paulo. Com 225 janelas, 86 metros de largura e 37 metros de profundidade nos pavilhões laterais, o edifício foi construído para ser um dos símbolos da educação do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A arquiteta da Fundação para o Desenvolvimento (FDE), Mirela Geiger, explica que apesar de sua enorme importância arquitetônica, cultural e política, o prédio quase foi demolido no final da década de 1970, para a implantação da linha Leste-Oeste do metrô, mas foi salvo por meio da mobilização de parte da população paulista. “O metrô, a linha vermelha, passou aqui, embaixo da praça, e eles tinham definido como trajeto da linha exatamente embaixo do prédio, então era impossível a permanência do prédio. E teve uma movimentação muito grande dos ex-alunos e da própria sociedade”, disse.

Hoje, o prédio é considerado um monumento histórico e foi tombado como bem cultural do Estado e do Município de São Paulo pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPREST).

– Veja também depoimentos de ex-alunos da Caetano de Campos