quarta-feira, 07/08/2013
Sociedade

Conselho Estadual de Educação elege mesa diretora e recebe novos membros

Cada conselheiro passará três anos no posto, já a presidência permanece à frente do cargo por um ano

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo elegeu os integrantes de sua mesa diretora nesta quarta-feira (07). Por 18 votos, de 21 conselheiros presentes, foram reeleitos Guiomar Namo de Mello, como presidente, e o secretário-adjunto João Cardoso Palma Filho, no cargo de vice-presidente.

Outros seis conselheiros assumiram cadeiras e dois foram reconduzidos, assumindo mais um mandato. Cada conselheiro passará três anos no posto. Já a presidência permanecerá à frente do cargo por um ano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O conselho é uma instituição que com os seus pareceres, instruções e deliberações define, de modo geral, normas para todas as instituições de ensino do estado”, diz Francisco Antonio Poli, conselheiro recém-empossado no órgão.

O secretário da Educação, Herman Voorwald, ressaltou a importância da entidade. “Tem um papel fundamental. É o orgão legislativo da educação do Estado de São Paulo”, afirmou.

Dando sequência nas pautas discutidas, a presidente Guiomar Namo de Mello priorizará a carreira e formação dos educadores. “O tema da formação de professores continua na nossa ordem do dia e será um dos temas prioritários para discussão. É um desafio por envolver muitos debates e discussão”.

Como funciona o Conselho Estadual

Composto por 24 membros, o Conselho Estadual de Educação é um órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo que auxilia nas decisões e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação. As câmaras de Educação Básica e Ensino Superior, e a Comissão de Legislação de Normas e Planejamento integram o conselho, nelas são discutidas medidas que padronizam ações em instituições de ensino no estado.