• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/06/2012
Últimas Notícias

Crianças aprendem a confeccionar pufes com garrafas pet

Projeto da E.E. Cézar Martinez, na zona sul da capital, impediu que 300 garrafas fossem jogadas no lixo somente neste ano Aos seis anos, os alunos do 1º ano da […]

Projeto da E.E. Cézar Martinez, na zona sul da capital, impediu que 300 garrafas fossem jogadas no lixo somente neste ano

Aos seis anos, os alunos do 1º ano da E.E. César Martinez, na zona sul da capital, já conhecem a palavra sustentabilidade. Os cerca de 42 estudantes fazem parte do projeto que impediu que quase 300 garrafas pet fossem jogadas no lixo. Em vez disso, o material que levaria mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente teve um destino bem mais interessante: foi transformado em pufes pelos pequenos estudantes.

“Nós começamos pedindo para que os alunos trouxessem sete garrafas e explicamos a eles a importância de reutilizar alguns materiais que iriam para o lixo originalmente”, explica a professora Vanessa de Azevedo. Depois do primeiro contato com o tema, as crianças iniciam a produção dos banquinhos.

O processo que transforma as garrafas usadas em pufes coloridos tem cinco fases e leva em conta outras disciplinas e conteúdos. “O projeto tem uma gama de conteúdos muito grande. As crianças aprendem desde matemática, por exemplo, por meio da compreensão do volume das garrafas, até ciências e artes”, conta Vanessa.

As professoras contam que a última etapa, a hora de pintar os banquinhos, é a parte preferida das crianças. “Eles participam de todas as fases do projeto, mas o que eles mais gostam é da parte lúdica”, afirma a professora Ligia Affine Jorge. “O mais interessante, no entanto, é que eles aprendam a ter essa visão de cuidado com o meio ambiente desde cedo. Esse é um tema fundamental para a formação deles como cidadãos”, diz.