• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/07/2013
Educação Indígena

Educação discute propostas para a Educação Indígena no Estado

Encontro do Núcleo de Educação Indígena abordará propostas apresentadas em conferência estadual

O Núcleo de Educação Indígena, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), se reune nessa quinta-feira (18), das 8h às 17h, na sede da Secretaria da Educação. O objetivo da reunião é viabilizar a efetivação das propostas apresentadas na II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena, realizada entre 10 a 14 de junho.

Na ocasião, foram elaboradas mais de cem propostas pelas comunidades escolares indígenas. Dentre as ações discutidas estão a criação de uma legislação própria e específica para professores indígenas, instituindo um plano de carreira, e a realização de projetos de intercâmbio cultural entre as escolas indígenas do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Um sistema de avaliação externa diferenciado e específico para as escolas indígenas, a ampliação e construção de novos prédios escolares e a capacitação dos professores indígenas para o acompanhamento de crianças com necessidades especiais também estão entre as propostas que serão apresentadas na reunião.

Com base nessas informações, será produzido um plano de ação que assegure que os anseios das comunidades indígenas sejam contemplados nas diretrizes educacionais e políticas públicas.