quinta-feira, 30/01/2014
Creche Escola

Educação entrega creche, uma escola e 75 ônibus escolares na região de Araçatuba

Creche Escola de Guararapes tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 6 anos

O governador Geraldo Alckmin e o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Fernando Padula, entregaram nesta quinta-feira (30), um pacote de melhorias para a região de Araçatuba. Foram inauguradas uma creche escola no município de Guararapes, uma unidade com o novo modelo de tempo integral na cidade de Valparaíso e ainda distribuídos 75 veículos escolares para 35 prefeituras diferentes. O investimento total é de R$ 15,8 milhões.

Em Guararapes, a Secretaria destinou R$ 1,6 milhão para a construção da unidade de ensino infantil que tem capacidade para atender a 150 crianças de 0 a 6 anos. A creche tem mais de 800 metros quadrados e conta com sete salas e dois berçários. Há ainda espaço equipado com computadores para aproximar as crianças da linguagem digital.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Pelo programa Creche-Escola, o Estado fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. O objetivo é ampliar o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. Desde o início, em 2011, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 700 milhões no aprimoramento da Educação Infantil, com o objetivo de totalizar o investimento em R$ 1 bilhão até o final do ano.

Ensino Integral

Além do ensino infantil, a Secretaria da Educação também investe para ampliar os programas que aumentam a permanência dos alunos do Ensino Fundamental e Médio nas escolas estaduais e um dos exemplos é a nova escola estadual da cidade de Valparaíso. Chamada de Miguel Villar, a unidade abre as portas no dia 3 de fevereiro com o novo modelo de Tempo Integral e com capacidade para atender 280 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

Neste ano, a região de Araçatuba vai ampliar de uma para 6 o número de unidades do novo modelo, atendendo 2,5 mil alunos. No Estado todo, são 182 escolas com a modalidade em que o aluno fica mais do que 8 horas na instituição de ensino e o professor recebe gratificação de 75%  a mais pela dedicação exclusiva. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com eletivas, definidas em cada escola. Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos apresentou crescimento de 81% em leitura e 71% em matemática nestas instituições.

Ônibus escolares

“As ações da Secretaria são para constantemente aprimorar o aprendizado e também atuar em parceria com as prefeituras para levar educação de ainda mais qualidade ao interior paulista. Por isso, além das construções, investimos R$ 11,6 milhões para a aquisição dos ônibus, com capacidade para 1.533 alunos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. .

Ao todo, são três modelos diferentes de ônibus escolares para atender às necessidades de cada município no transporte de alunos. Todos os veículos são adaptados especialmente para oferecer conforto e segurança aos estudantes, incluindo alunos com deficiência.