• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/11/2011
Imprensa

Educação leva 75 mil alunos a atividades culturais em todo o Estado em novembro

A iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes da rede estadual a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura, […]

A iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes da rede estadual a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura, além de diversas unidades do Sesc

A Secretaria de Estado da Educação levará 75 mil alunos da rede estadual a atividades culturais neste mês de novembro em diversas regiões do Estado. A iniciativa faz parte do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura, além de diversas unidades do Sesc. O transporte e a alimentação são custeados pela Secretaria e, neste mês, somam um investimento de R$ 2 milhões.

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com o objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a instituições culturais; Escola em Cena, que leva alunos a apresentações de teatro e dança; e O Cinema Vai à Escola, com exibições de filmes dentro das unidades escolares.

Neste ano, o programa conta com investimento de R$ 32 milhões da Secretaria, o dobro do recurso destinado em 2010. “A ampliação da verba vai permitir que o benefício seja estendido a um número maior de alunos”, declarou o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Até o final deste ano, a estimativa é que 2,5 milhões de alunos sejam beneficiados.

Lugares de Aprender

Em novembro, por meio do projeto Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola, 61.800 estudantes farão 1.545 visitas a 142 instituições culturais. Participarão da iniciativa 3.090 professores e 1.093 escolas. O projeto promove o acesso de alunos a programações culturais como atividades articuladas ao desenvolvimento do currículo escolar. Neste semestre, há 16 novos destinos na capital, interior e litoral, como o Museu Oceanográfico da USP, na capital.

Escola em Cena

Dentro do projeto Escola em Cena, neste mês, 13.480 alunos terão acesso a 337 produções de teatro e dança. Serão apresentados espetáculos em 28 instituições. Nos roteiros culturais, 674 professores acompanharão os estudantes de 283 escolas.

Os docentes recebem orientações que possibilitam a articulação das produções artísticas ao trabalho pedagógico, de modo a contextualizá-las no ensino das disciplinas. Dessa forma, o trabalho abre caminho para o desenvolvimento de atividades, que podem ser compartilhadas com toda a escola, como apresentações de jogos teatrais, improvisações e peças, entre outras manifestações artísticas.