• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/07/2013
Imprensa

Educação leva ensino de consumo consciente a 5 mil escolas estaduais

Parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Procon-SP vai capacitar os professores da rede estadual de São Paulo por meio do Projeto Saber Consumir A Secretaria da Educação […]

Parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Procon-SP vai capacitar os professores da rede estadual de São Paulo por meio do Projeto Saber Consumir

A Secretaria da Educação do Estado vai levar aulas sobre consumo consciente a todas as cinco mil escolas da rede estadual de ensino. O convênio do projeto chamado Saber Consumir, realizado em parceria com a Secretaria da Justiça e com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP),  foi firmado nesta segunda-feira, dia 29, em evento realizado com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Educação Herman Voorwald e da secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda.

O objetivo do Saber Consumir é conscientizar os cerca de 4,3 milhões de alunos da rede estadual sobre as questões relacionadas ao consumo financeiro e também ao uso consciente de recursos energéticos, como água e luz. Todas as unidades de ensino da rede estadual podem participar do programa e o credenciamento será por adesão.

As escolas terão os educadores capacitados por técnicos do Procon-SP para trabalhar  o assunto com crianças e adolescentes. Para isso, todas as 91 diretorias regionais de ensino vão receber um Kit do Procon-SP com 10 vídeos interativos sobre os mais variados temas como vida financeira, alimentos, saúde e segurança, além do código de defesa do consumidor e o caderno de atividades.

“É mais uma oportunidade para os nossos alunos ampliarem a consciência sobre a importância da responsabilidade social e ambiental na hora do consumo, com visão crítica. A escola também é espaço para estas questões serem discutidas e multiplicadas para toda sociedade”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Durante a capacitação dos professores, eles serão orientados sobre como multiplicar todo o conteúdo aprendido para outros educadores e também para a comunidade escolar.