• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 05/12/2012
Últimas Notícias

Ensino Médio aliado ao Técnico conquista alunos da rede estadual paulista

“Depois que comecei o curso técnico de enfermagem tive certeza que era isso mesmo que eu queria para minha vida. Graças a ele, já sei qual faculdade quero fazer”, revela […]

20121204_vence_620


“Depois que comecei o curso técnico de enfermagem tive certeza que era isso mesmo que eu queria para minha vida. Graças a ele, já sei qual faculdade quero fazer”, revela a aluna Thalita Rosa Trindade.

A frase da estudante de 17 anos reflete o pensamento de muitos alunos do estado de São Paulo. Assim como outros 24 mil estudantes, Thalita está matriculada na modalidade concomitante do programa Vence, no qual o aluno cursa o Ensino Médio em uma escola da rede estadual e o curso técnico à parte – em uma instituição conveniada. Para 2013, a meta é que mais 20 mil alunos sejam beneficiados.

O objetivo do programa é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. Atualmente, existem 56 cursos de formação profissional oferecidos por 174 instituições de ensino técnico credenciadas pela Secretaria da Educação. Clique aqui e descubra os cursos disponíveis e as instituições conveniadas.

– Conheça a página do Programa

Os cursos,  no modo concomitante, são distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros. Os estudantes matriculados podem estagiar desde o primeiro semestre, porém só receberão o certificado do curso no final da 3ª série do Ensino Médio.

Para a diretora de uma das unidades conveniadas, Waldenize Bigonha, o modelo qualifica o aluno para o mercado de trabalho e oferece novas possibilidades. “O estudante tem possibilidade de estagiar, ser direcionado para um curso superior e se preparar para o vestibular com professores que já dão aula em universidades. O aluno só tem a ganhar com o projeto”, revela Waldenize.

Ensino Técnico é ampliado para todo o Estado com o programa Vence

“Quando terminar o ensino técnico, as portas estarão abertas, terei mais chance de conseguir um emprego e mais facilidade com as matérias no curso superior de enfermagem. Mudou minha vida”, finaliza Thalita.

Inscrição

Podem se inscrever alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos, que possuem duração de 18 a 24 meses, terão início em fevereiro do próximo ano. Os interessados devem acessar a página do Programa e efetuar seu cadastro até o dia 10 de dezembro.

O programa atenderá todos os 645 municípios do Estado. Caso não existam instituições conveniadas em sua cidade, é possível se matricular em municípios próximos que disponibilizem o curso.