• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/11/2013
Pais e Alunos

Escola de Águas de Lindóia recebe quatro prêmios na I Feira de Ciências

Projeto da unidade de tempo integral envolve a matemática no processo de frenagem do veículo

Foi com o trabalho “Função Matemática Determinada Pelo Frear de um Disco de Metal com o uso de um Eletroímã” que os estudantes Luiz Carlos Maia Neto, Nathanael Luiz Nunes Costa e Odair Guilherme, da E.E Dr. Francisco Tozzi, em Águas de Lindóia, conquistaram quatro prêmios na I Feira de Ciências das Escolas de Tempo Integral.

O trabalho que apresentou a Função de 1º Grau, da disciplina de matemática, durante o processo de frenagem dos carros foi premiado em 1º lugar na categoria de exatas, além do 1º lugar na premiação especial, que contemplou três projetos que receberam a mais alta pontuação pelos avaliadores. Esses projetos conquistaram presença na Mostra Paulista (MOP), que acontece em dezembro, e também a participação na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontecerá no Rio Grande do Sul.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para o desenvolvimento do projeto, os alunos e o professor orientador Adenilson Garcia da Cruz colocaram um eletroímã na roda, e quando o motorista pisa no pedal de freio, o eletroímã aciona a frenagem do veículo que fica totalmente parado em até quatro segundos. “O tempo que o carro leva para frear pode variar de acordo com o tamanho e peso do veículo”, explica o professor orientador. Durante o evento, o grupo apresentou o trabalho por meio de uma miniatura de roldana, que é uma peça mecânica.

Docente de matemática, o professor orientador destaca que o objetivo do projeto é mostrar que a área de exatas está presente em situações que os alunos nem imaginam. “Com esse trabalho eles notaram que a matemática faz parte do cotidiano e isso os aproximou da disciplina”, conta.

O reconhecimento na premiação serviu de motivação para todos os alunos da escola, que já pensam na segunda edição do evento. “Saímos da feira pensando em qual projeto apresentar o ano que vem e outros alunos já demonstraram interesse em participar como alunos cientistas”, finaliza o professor.

Feira de Ciências

A feira estava dividida por categorias como saúde, meio ambiente, energia e novas tecnologias, humanas, engenharia de materiais e exatas e química. No total, 24 trabalhos foram premiados e, destes, 18 participarão da Mostra Paulista (MOP), três terão o trabalho publicado na Revista InCiência, dois estarão presentes na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRAC), que acontece na Universidade de São Paulo (USP) em 2014, outros dois participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul e o grupo vencedor irá para Nova Iork representar o Brasil em uma feira de pré-iniciação científica. Conheça o projeto vencedor aqui.