segunda-feira, 04/06/2012
Imprensa

Estudantes comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de mudas em Teodoro Sampaio

Os estudantes da Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz participarão de plantio e cultivo de árvores frutíferas  Na próxima segunda-feira, dia 4 de junho, os estudantes da Escola Estadual Salvador Moreno […]

Na próxima segunda-feira, dia 4 de junho, os estudantes da Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz farão o plantio de 1,2 mil mudas de árvores no município de Teodoro Sampaio, região da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O plantio acontecerá na nascente do riacho Águas Claras, próximo à reserva florestal, às 10h, e na creche municipal Professora Maria José de Oliveira Paixão, às 14h. Os locais foram indicados pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, que também participará do ato. A atividade será realizada pelos próprios alunos, com a coordenação de professores.

A ação faz parte do projeto “Viveiro Sinal Verde”, que desde 2004 ensina educação ambiental e valorização do meio ambiente aos estudantes da 5ª série até o Ensino Médio da unidade.  A iniciativa, desenvolvida pela própria escola, conta com a participação de docentes, alunos e do Programa Escola da Família e tem o apoio do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ. Os professores das áreas de geografia, biologia e ciências incentivam as atividades no viveiro que, atualmente, possui uma infraestrutura com mais de mil mudas de árvores frutíferas, plantas nativas e exóticas, para fins paisagísticos e de urbanização.

“A partir do projeto os alunos começaram a criar uma consciência da importância do meio ambiente para o seu espaço. Muitos estudantes acabam levando esse conhecimento adquirido no viveiro para os seus familiares e incentivam a própria vizinhança na preservação da natureza”, declara Mara Suely Alfieri Ginez, diretora da Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz e uma das idealizadoras do projeto.