• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/10/2014
Boas Práticas

Profissionais da Cruz Vermelha ensinam técnicas de salvamento para alunos

Estudantes simularam situações como desmaios, convulsões e massagem cardíaca em bonecos

Quando perguntadas sobre o que querem ser quando crescer, são inúmeras as respostas de crianças e adolescentes que sonham em ajudar o próximo proporcionando proteção e assistência a pessoas que tenham sofrido algum tipo de acidente. E, nesse mês de outubro, os alunos do Ensino Médio da E.E. Capitão Pedro Monteiro do Amaral, na Casa Verde, zona norte de São Paulo, puderam realizar, por um dia, este sonho.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A escola recebeu a visita dos profissionais da Cruz Vermelha (CV), que deram treinamento de primeiros socorros aos alunos. Além de simularem situações corriqueiras como desmaios, engasgamentos e convulsões, para saber como identificá-las e agir, os adolescentes, divididos em turmas de 20 alunos, treinaram em bonecos a massagem cardíaca para socorrer pessoas que estejam em paradas cardiorrespiratórias.

E a experiência foi satisfatória entre os alunos. “O treinamento foi muito bom, pois aprendemos técnicas que não sabíamos e, agora, caso haja algum acidente, nós temos a noção de como ajudar”, revela a jovem Yasmim Aparecida César.

Até o fim de outubro, os profissionais da Cruz Vermelha visitarão mais duas escolas da rede. A ação faz parte das oficinas de capacitação e atuação em Primeiros Socorros, realizadas no mundo inteiro pela Cruz Vermelha, com o objetivo de deixar o jovem preparado com noções básicas de primeiros socorros, em caso de algum acidente grave.