• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/06/2014
Escola de Tempo Integral

Estudantes da rede embarcam para feira de ciências nos Estados Unidos

Alunos representarão o Brasil na feira considerada uma das mais importantes no meio científico

Com o passaporte nas mãos e malas prontas, os alunos da E.E. Ilza Irma Moeller Coppio, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, contam os segundos para embarcar rumo à Oswego, município do estado de Nova Iorque (EUA).

Ítalo Fernandes Ferraz, Lucas de Jesus Borges e Cindy Carolini de Lima são os vencedores da I Feira de Ciências das Escolas de Tempo integral, e como prêmio vão representar o Brasil na feira Genius Olympiad, nos Estados Unidos.

O evento agrega a participação de alunos do Ensino Médio de diferentes países. O “Sinal Verde”, projeto de autoria do grupo, chamou a atenção dos jurados. Voltado à sustentabilidade, tema da Genius em 2014, o projeto sugere a implantação de um sistema independente de produção de energia. O aparelho é implantado nas lombadas e quando os veículos passam, o sistema capta e direciona a energia para os semáforos.  

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Eles embarcam neste sábado (14) e voltam para o Brasil no dia 20 de junho. Ítalo Fernandes deixou um espaço extra na bagagem para novas experiências. Ele planeja explorar os estandes na Genius e trazer ideias ao Brasil. “Vou conversar com o máximo de pessoas possível e trocar ideias para enriquecer o meu projeto e colaborar com o de outros participantes”.

Escola de Tempo Integral

A Educação conta com diversos programas com o objetivo de oferecer ao jovem uma jornada ampliada de estudos. No Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, presente em 182 escolas, a jornada é de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Saiba mais sobre o modelo na página do programa.