• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/03/2014
Pais e Alunos

Ex-aluna da rede estadual cria projeto que ganha repercussão nacional

Iniciativa que estuda propriedades do veneno do escorpião será apresentada em programa de televisão

“Meu objetivo é descobrir se o que mata pode salvar, se poderia encontrar no veneno do escorpião amarelo uma substância que futuramente pudesse se transformar em antibiótico”.

Apesar de ter apenas 18 anos, a estudante de biologia, Nayrob Pereira, tem grandes ambições. “Quero mesmo que esse seja um projeto realizado. Quero que minha descoberta vire uma caixinha de remédio nas farmácias”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O projeto ambicioso de Nayrob começou a ser desenvolvido quando ainda era aluna da E.E. Alberto Torres. Em uma visita ao laboratório do Instituto Butantã, promovida pela unidade escolar, a estudante passou a ter mais interesse pela ciência e começou a desenvolver a pesquisa que a levaria para outro país e também a ser reconhecida nacionalmente.

Em 2013, a aluna integrou a delegação brasileira na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel-ISEF), nos Estados Unidos, ficando em quarto lugar na competição. Além disso, Nayrob também foi convidada a participar do quadro Jovens Inventores, do programa Caldeirão do Huck, para apresentar sua pesquisa. O quadro busca valorizar iniciativas inovadoras como a de Nayrob.

“ Participar do Caldeirão do Huck foi maravilhoso. Dar continuidade a essa pesquisa é meu projeto de vida e fico feliz porque sei que outros jovens poderão se inspirar e ver que tudo é possível, basta acreditar”, afirma a aluna.

O programa, com a participação de Nayrob, será exibido neste sábado (8), na Rede Globo, das 16h10 às 18h25.