• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/06/2012
Últimas Notícias

Ex-aluno da rede volta em escola que se formou para falar sobre universidade

Iniciativa faz parte de programa de inclusão da USP que visa incentivar alunos da rede pública a ingressarem na universidade Voltar à escola onde se formou é sempre uma experiência […]

Iniciativa faz parte de programa de inclusão da USP que visa incentivar alunos da rede pública a ingressarem na universidade

Voltar à escola onde se formou é sempre uma experiência emocionante. Para Gilmar, ex-aluno da E.E. Edgar Pimentel Rezende e estudante de Ciência da Computação da USP, o momento é ainda mais especial: ele passará em todas as salas da 3ª série do Ensino Médio mostrando que o sonho de estudar em uma faculdade pública pode estar mais próximo do que os alunos imaginam.

Enquanto Gilmar fala, a sala silenciosa observa atentamente cada movimento do embaixador da USP. Todo embaixador tem o dever de contribuir para que estudantes de escolas públicas ingressem na universidade. Para isso, visitam escolas públicas e divulgam programas de acesso e permanência na unidade.

O Inclusp é um programa de inclusão social da USP que busca facilitar a entrada do estudante da rede pública na Universidade por meio de medidas de acesso antes, durante e depois do vestibular. Entre as ações da iniciativa estão a isenção da taxa do vestibular, bônus na hora da avaliação e bolsas de apoio e incentivo para auxiliar a permanência do aluno durante os estudos.

“Desde 2006, a USP está preocupada com a inclusão de alunos de escolas publicas em cursos de graduação. A maneira que achamos adequada para incluir e tentar convencer o aluno a vir estudar aqui foi criar o Inclusp”, afirma o coordenador do programa de avaliação seriada da USP ( Pasusp), Mauro Bertotti.

 Foi com o apoio do Inclusp, que Gilmar conseguiu ingressar na Universidade e têm conseguido se manter. “Já conquistei coisas incríveis depois que ingressei na faculdade e sei que outros alunos podem ter a mesma oportunidade que tive. Por isso quero fazer a diferença na vida deles e plantar uma semente”, explica Gilmar Cintra da Silva.

E o embaixador da USP tem conseguido plantar sua semente. Assim que Nádia Simões, 16, descobriu que Gilmar também estudou na E.E. Edgar Pimentel Rezende, a estudante ganhou esperança. “Se ele conseguiu, eu também posso”, afirma confiante a adolescente.

Quer saber como participar do programa? Acesse o site da iniciativa e tire suas dúvidas.

Programa de Avaliação Seriada da USP

Diferente do Inclusp, que incentiva a participação dos alunos de escolas públicas no vestibular e potencializa as chances de ingresso, o Pasusp é um programa voltado para alunos ainda matriculados no Ensino Médio público e que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas.

O objetivo da iniciativa é mostrar aos alunos que a Universidade pode ser um projeto de vida atraente após a conclusão do Ensino Médio. Só no ano de 2012, mais de 300 alunos Pasusp ingressaram na USP.  As inscrições vão até o dia 15 agosto. Lembrando que após a inscrição no Pasusp é necessário se inscrever para o vestibular da Fuvest para escolha da carreira.  Para mais informações sobre o assunto acesse o site do Pasusp