• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/04/2012
Escola de Tempo Integral

Nova escola de Ensino Médio Integral para 1,5 mil alunos é inaugurada

Governador Geraldo Alckmin e secretário Herman Voorwald inauguraram unidade em Hortolândia O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, Herman Voorwald, inauguraram na manhã da última sexta-feira (13) mais […]

Governador Geraldo Alckmin e secretário Herman Voorwald inauguraram unidade em Hortolândia

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, Herman Voorwald, inauguraram na manhã da última sexta-feira (13) mais uma escola de Ensino Médio Integral. A nova unidade, que fica em Hortolândia, no interior de São Paulo, recebeu um investimento de mais de cinco milhões e tem capacidade para receber 1,5 mil alunos. A escola possui duas quadras, sala de leitura, sala de informática e outros ambientes, como o refeitório onde os alunos fazem três refeições durante o período de aulas.

No modelo de ensino proposto para a nova escola, os cerca de 400 estudantes que já frequentam a escola estadual Jardim Amanda estudam durante nove horas. Além das matérias comuns, os estudantes podem cursar disciplinas eletivas e outras oficinas. “A escola estadual do Jardim Amanda é uma grande escola, mas ela não é só grande pelo prédio e, sim, pelo fato de ser uma escola de tempo integral, um modelo que nós vamos implantar gradualmente em toda rede estadual de ensino de São Paulo”, comentou o governador Geraldo Alckmin.

Um dos principais diferenciais desse novo modelo, no entanto, é o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil, o que acontece, por exemplo, na elaboração de um projeto de vida, pensado pelo jovem e acompanhado por um professor. “Fiquei muito empolgado com o entusiasmo dos professores”, revelou o secretário Herman Voorwald ao sair da escola recém- inaugurada, onde teve uma reunião com toda equipe escolar. “Tenho certeza que a expansão do programa, neste ano de 2012, para mais 200 escolas será um passo importantíssimo para que o Estado de São Paulo tenha uma educação pública de qualidade”, afirma.

Assim como a escola estadual Jardim Amanda, outras 15 unidades no Estado já oferecem o Ensino Médio Integral, beneficiando cinco mil estudantes. A intenção é que até o fim da atual gestão sejam implantados 300 escolas de Ensino Médio Integral.