• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/05/2014
Pais e Alunos

Mãe com deficiência visual compartilha história de vida e o amor por seus filhos

“Mãe é doação completa”, diz Terezinha de Souza, mãe de dois alunos da rede estadual

Mãe de Victor Kiyoshi Souza Katayama, 11 anos, e Daniel Kenji Souza Katayama, 7 anos, estudantes do Ensino Fundamental na E.E. Júlio de Mesquita Filho, na zona sul da capital paulista, Terezinha Pereira de Souza tem uma rotina apertada. Ela acorda cedo, prepara o café da manhã da família e, às 7h, já está na rua para acompanhar Victor até a escola e seguir para o trabalho.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Mesmo com tanta correria, Terezinha, que tem deficiência visual, não deixa de participar da vida dos filhos. Exigente, tem um padrão de notas mínimo para o boletim, não falta a nenhuma reunião de pais e procura estar por dentro dos acontecimentos.

“Somos bem próximos. Antes de dormir, conversamos muito e eles contam as coisas do dia. O que faz a ligação entre a mãe e o filho é o tempo que se passa junto. Não quer dizer que é preciso ficar manhã, tarde e noite juntos. É a qualidade deste tempo que vale”, diz.

Quando o assunto é a construção de valores, a mãe é firme em sua opinião. “A escola é para instruir. Respeito, valores e senso de educação a criança tem que trazer de casa”, afirma.

Os valores são ensinados diariamente. Terezinha ensina por meio do exemplo e em meio aos papéis desempenhados ao longo da jornada de mãe, como professora, psicóloga e amiga. “Mãe é doação. Mãe é doação completa. Você doa tempo, doa carinho, doa preocupação. Um filho nunca vai deixar de ser filho. Da hora que nasce, enquanto estiver vivo, ele vai ser filho”.

Mães participativas

Um milhão de alunos da rede estadual responderam um questionário sobre a participação das mães na vida escolar. A pesquisa feita pela Secretaria da Educação aponta que 3 em cada 5 mães são presentes. Cerca de 45% das mães tem entre 35 e 44 anos, e 29,8% tem idade de 25 a 44 anos. Saiba mais sobre a pesquisa.

Educação Inspira

A história de Terezinha faz parte da série de vídeos #EducaçãoInspira. Se você faz parte da rede estadual e desenvolve projetos e iniciativas inspiradoras, compartilhe sua experiência. Escreva para o e-mail portal@edunet.sp.gov.br ou para o Canal da Secretaria da Educação no Facebook.